Posgraduação em Gestão de Projetos (Online)

2ª Edição: início – Novembro de 2021

Modelo OnlineInscrições abertas

“A preparar o Project Management para os Líderes”

Apresentação resumida do curso

A pós-graduação em gestão de projetos assegura uma formação atualizada e abrangente nas três áreas – contextuais, comportamentais e técnicas – em que o PMBOK Guide e outros standards do Project Management Institute (PMI) enquadram as competências necessárias a um desempenho de excelência, de acordo com as melhores práticas internacionais. O curso prepara igualmente os alunos para o exame de certificação PMP®-Project Management Professional do PMI, a certificação internacional em gestão de projetos mais reconhecida e reputada.
 

Informações

  • Email: pgppmi@ulusofona.pt
  • Coordenação: Prof. Doutor Rui Ribeiro
  • Secretariado: Doutora Alexandra Campos

Objectivos

Ao concluírem o curso os alunos estarão aptos a:
  • Integrar equipas de gestão de projetos multidisciplinares orientados para a satisfação das expetativas do sponsor e do cliente, cumprindo os prazos, orçamentos e requisitos de qualidade acordados.
  • Identificar e gerir eficazmente os fatores críticos de sucesso dos projetos sob a sua responsabilidade.
  • Planear e controlar as actividades do projecto, focalizando-se nos resultados e tendo em conta a envolvente de negócio, os factores humanos e o risco.
  • Utilizar técnicas de avaliação financeira de projetos e participar ativamente na construção do business case do projeto.
  • Motivar a equipa de projeto e gerir eficazmente os conflitos, bem como conduzir negociações geradoras de valor para todas as partes.
  • Gerir a mudança organizacional e ambiental que todo o projeto forçosamente provoca, de acordo com as melhores práticas internacionais.
  • Definir e implementar políticas de gestão de programas e portefólios de projetos.
  • Candidatar-se à certificação PMP do Project Management Institute e realizar, com sucesso, o respetivo exame.

Destinatários

  • Profissionais e Líderes das áreas de Gestão Empresarial que estejam diariamente envolvidos em gestão de projetos sustentados em Sistemas de Informação.
  • Gestores de projeto e chefes de equipa
  • Elementos de equipas de projeto com experiência
  • Outros stakeholders de projetos que pretendam conhecer os processos e técnicas de gestão de projetos e/ou enveredar por uma carreira de gestão de projetos

Habilitações de Acesso

As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente. Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados, mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do curso tendo de ser avaliado pelos coordenadores do curso. Realização de Entrevista Pessoal.

Calendário

O curso decorrerá em 4 blocos de aulas com início em Novembro de 2020 e término em Maio de 2021. Total de horas: 300 As aulas decorrerão em horário pós-laboral e sábados de manhã:
  • 2ª e 4ª – 18h30-20h30 e 21h00-23h00
  • Sábados – 9h00-11h00 e 11h30-13h30
Todas as cadeiras terão uma avaliação: teste e/ou trabalho (individual ou grupo)

Estrutura Curricular

1º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Estratégia e Arquiteturas de Sistemas de Informação 3 24 Rui Ribeiro
Gestão de Programas e Portfolios 1 8 Luis César Menezes
Gestão do Conhecimento 1 8 Paulo Guedes
Definição de âmbito e especificações em projetos 2 16 Edison Braun
Gestão do Risco e da Qualidade 1 12 Hermano Correia
2º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Gestão de Prazos e de Custos 4 36 Edison Braun
Liderança e Motivação de Equipas 1 12 Rui Cardoso
Liderança em Negócios Eletrónicos 1 12 Pedro Caramez
Escolha entre métodos tradicionais, hibridos e ágeis 1 8 Luis César Menezes
Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software 1 12 Bernardo Galvão Menezes
Modelo de Processos e Seleção de Projetos 1 12 Bernardo Galvão Menezes
3º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Habilidades de Gestão em Projetos 2 16 Luis César Menezes
Negociação e Gestão de Conflitos 1 12 Rui Cardoso
Planeamento e Controlo de Projetos 3 36 Martin Mikl Junior
Gestão de Mudanças no Projeto e Organizaconal 1 16 Anabela Chastre
4º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Preparação para Exame de Certificação PMP – Project Management Professional 3 24 Luis César Menezes
Processos Estratégia de Customer Service e Alinhamento de Sistemas de Informação 2 16 Rui Santos
Projeto Aplicado 3 32 Martin Mikl Junior
Seminários Empresariais 0 8 Rui Ribeiro

Seminários previstos

  • Em cada mês serão realizados vários seminários empresariais com apresentações de casos reais de implementação de projectos no mercado português e internacional
  • Temas: Gestão, Logística, Operações, IT Governance, Arquitecturas de Sistemas de Informação, Inovação, Empreendedorismo, entre outros casos

Propinas

  • Candidatura: 25,00 €uros – Inscrição/Matricula: 200,00 €uros
  • Propina Curso Global: 4.700,00€ em 8 prestações mensais  (inclui curso de fim de semana de Coaching e Inteligência Emocional, estadia e refeições)
 

Institutional Partners

A OUTMarketing é a empresa de Outsourcing de Marketing especializada no sector das Tecnologias de Informação. Disponibiliza um serviço completo, desde a elaboração do Plano de Marketing até à sua implementação através das diferentes acções nele incluídas e definidas, de acordo com o orçamento e a especificidade de cada negócio.

Coordenação e Docência

Rui Ribeiro Atualmente é Diretor Geral da IPTelecom. Tendo anteriormente sido Diretor Comercial e Desenvolvimento de Negócio da Infraestruturas de Portugal S.A., Diretor de Sistemas de Informação na EP – Estradas de Portugal S.A. e Professional Services Manager da Sybase Inc. em Portugal. É ainda Diretor Executivo da LISS – Lusofona Information Systems School e Docente da ULHT. Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”.

Docentes

Rui Cardoso Manager na área de Supply Chain Management na Vodafone Portugal, tendo anteriormente desempenhado funções nas áreas de Planeamento Financeiro e Gestão Financeira na Vodafone Portugal e no Grupo Jerónimo Martins. Possui experiência em ações de formação a empresas, realizando também formação na Vodafone na área financeira. É orador convidado da IIR Telecoms & Technology desde 2009. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, com especialização em Finanças; MBA pela Universidade Nova de Lisboa, com Tese de Mestrado “A Distribuição Alimentar, em Portugal, e o processo de reestruturação do Grupo Jerónimo Martins”.

Anabela Chastre Licenciada em Comunicação e Jornalismo (IPES), tem uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (ISCTE) e um Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, pelo ISCSP. Conta com cerca de 15 anos de experiência na área da Formação Comportamental e de Desenvolvimento Pessoal com projectos desenvolvidos em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. É Coach Profissional Certificada pela INCTA/ ICF-International Coach Federation, e já trabalhou com executivos de grandes empresas nacionais e internacionais. Faz palestras sobre o tema da Atitude Certa em eventos corporativos, é oradora convidada em eventos de Liderança e Motivação e escreve artigos de opinião na edição da (RHonline). É autora do livroAtitude Certa, lançado em Setembro de 2015.

Rui Santos Sócio Gerente da InPar – In Partnership Business Consulting. Licenciado em Eng.ª Electrotécnica e Computadores pelo IST; Pós-Graduado em Gestão pelo INSEAD; Pós-Graduado em Marketing pelo ISCTE; Director de Serviço de Apoio a Clientes na TMN; Director de Serviço de Apoio a Clientes e Sistemas de Informação na ONI; Director de Customer Service na ONIWay / V; Director de Contact Centers na PT Comunicações; Presidente de Direcção da AproCS – Associação de Profissionais de Customer Service e Docente universitário na Universidade Católica de Lisboa, ISCTE – IUL, Universidade Nova de Lisboa e LISS – Lusofona Information System School.

Pedro Caramez Consultor de Marketing Digital e desenvolve programas de apoio e capacitação no recrutamento de talento (social Recruiting); Vendas (social Selling), estratégias de comunicação através do Linkedin e Programas de Employee Advocacy. Autor dos livros “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online” e “Como Ter Sucesso no Linkedin”. Advisor em Startups nacionais e internacionais. Professor convidado em diversas Pós-Graduações sobre Marketing Digital & Redes Sociais.

Luis César Menezes Engenheiro pela USP e MSc pela COPPE-UFRJ e Master in Project Management pela George Washington University. Certificado PMP – Project Management Professional pelo PMI – USA desde 1999. Membro do PMI – Project Management Institute US e Brasil. Consultor de empresas desde 1985 tendo atendido clientes no Brasil, América Latina e do Norte e Europa. Pesquisador e autor de Metodologia Híbrida para Gestão de Projetos. Professor em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP e da Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do MBA em Gestão de Projetos da HSM Educação. Atual Diretor de Projetos da Síntese Consultoria e Gestão de Negócios. Professor no Insper. Autor do Livro “Gestão de Projetos” – Editora Atlas- S.Paulo – 2018. Co-autor dos livros “Gerenciamento do Escopo em Projetos”–Ed.FGV–RJ–2017, “Projetos Brasileiros: Casos Reais de Gerenciamento”–Ed.Brasport–RJ–2007 e “PMO Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática”-Ed.Brasport – RJ-2012.

Bernardo Galvão Menezes Historiador pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. MBA em Gestão de Projetos e Negócios pela FACENS. Mestrando na Universidade de Lisboa. Consultor nas empresas Agrichem, Algitech, Mecalor, CIP, Computer Associates, Syngenta, Grupo Abril, ABB. Elaboração de roteiros de projetos híbridos, com base em Métodos Ágeis. Coordenador de projetos na startup de software CatNigiri. Gestor de projetos culturais na produtora Atmosfera Cultural

Martin Mikl Junior Engenheiro Industrial pela Universidade de Mogi das Cruzes. Certificado PMP pelo PMI. Especialista em Gestão de Projetos – FCAV. Consultor da Interchange, Secretaria de Ciência e Tecnologia SP, Embraer, Alpargatas, Santander, Scopus, Telefonica, VIVO, Intermed, Liberty Seguros, Visa Vale, Metagal, Mann Filtros, Comgás, AC Nielsen.

Edison Martins Braun Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Certificado como PMP – Project Management Professional pelo PMI – USA, 2007. Certificado como RMP – Risk Management Professional pelo PMI – USA, 2009.  Consultor e Coordenador de Projetos em Gestão na Implantação de Projetos para Sistemas de Telecomunicações, Controle e Automação e Petróleo. Trabalhou com Petrobras Transporte S.A – Transpetro, Seicom – Engenharia de Telecomunicações, LCC do Brasil Ltda, INEPAR S.A. Industria e Construções, Companhia do Metropolitano de São Paulo. Auditor da Qualidade pela American Society for Quality Control. Experiência internacional na Westinghouse e LCC nos EEUU, LM ERICSON na Suécia e Finlândia e GEC-General Electric na Inglaterra. Professor no MBA em Gestão de Projetos e Negócios da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, Universidade Corporativa da Petrobras, HSM, PUC Porto Alegre e Engenharia de Aracaju.

Atividade Fim de Semana “Improviso, o guião do Homem moderno” Coaching e Inteligência Emocional

Local da Atividade
Formador da Atividade João Cunha João Cunha, tem 42 anos e nasceu na Beira em Moçambique. Hoje é comediante, co-autor e protagonista do ‘mok documentary’ O Humorista, que passa na SIC Radical. Complementou a sua formação artística com um curso de Life Coaching, que alia às técnicas de Improviso e Clown, em dinâmicas que promovem o auto-conhecimento e aumentam os skills comunicacionais dos indivíduos. Promove esta actividade em empresas, onde desenvolve vários workshops sobre a comunicação e o aprender a lidar com o erro, designados por «Improviso – O Guião do Homem Moderno!» Ao longo da sua vida esteve envolvido em vários projectos, dos quais se destaca a fundação e presidência da PSOPortugal -Associação Portuguesa de Psoríase.