Posgraduação Cibersegurança e Inteligência Competitiva

Início
Início – Novembro de 2017

“Informação e Segurança nas Empresas, o elo de ligação”

Apresentação resumida do curso

A Pós-graduação em Inteligência Competitiva e Cibersegurança (ICCS) é um curso avançado de Gestão Empresarial aplicada aos novos desafios da Gestão de Sistemas e da Segurança da Informação. Esta tem em vista promover o desenvolvimento de competências fundamentais na área da gestão do conhecimento, bem como na identificação da criticidade da informação empresarial e das técnicas de investigação indispensáveis no campo da competitividade do mercado.

A noção de uma zona de contacto e influência entre a Inteligência Competitiva e a Cibersegurança surge na sequência de uma crescente consciencialização da importância da proteção dos sistemas de IT (nomeadamente no que toca à segurança da informação) para a competitividade empresarial.

Tendo isso em conta, a pós-graduação em ICCS apresenta um programa inovador e integrado, tendo por base:

  • as melhores práticas mundiais ao nível do conhecimento empresarial;
  • a aplicação dos sistemas, modelos e técnicas mais conceituados nas áreas da intelligence e da segurança da informação, como sendo o ISO 270001, ISACA e OSINT.
  • um tipo de interação ímpar, propiciada pela aprendizagem em ambientes teóricos e práticos, que potenciam um desenvolvimento acrescido de competências interpessoais.

Adicionalmente, a pós-graduação em ICCS oferece aos seus alunos um conjunto alargado de experiências extracurriculares, que se substanciam em oportunidades únicas para um aumento da sua rede de contactos pessoais e empresariais que, certamente, se repercutirão no seu sucesso em ambas as esferas.

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Informações

Objectivos

  • Potenciar o crescimento profissional de conhecimentos e competências em ambientes empresariais fortemente competitivos;
  • Capacitar os alunos para a atividades de gestão e definição de estratégias sustentadas de Inteligência de Informação;
  • Preparar futuros líderes na área da Gestão de Informação, capazes de aceder a posições de relevo no seio do mercado empresarial português e internacional.

Competências desenvolvidas

  • Gestão Empresarial;
  • Gestão de Sistemas de Informação e Conhecimento;
  • Liderança, Negociação, Técnicas de Apresentação.

Destinatários

  • Profissionais e líderes das áreas de Negócio e Gestão Empresarial;
  • Profissionais e consultores de Tecnologias e Sistemas de Informação;
  • Gestores de empresas e outros profissionais que pretendam iniciar ou aprofundar os seus conhecimentos na área de CiberIntelligence.

Habilitações de Acesso

As habilitações requeridas para acesso à pós-graduação em ICCS correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente.

Podem ainda ser admitidos candidatos não-licenciados, desde que detentores de currículo profissional que ateste capacidade para a frequência do curso (avaliação realizada casuisticamente pelos coordenadores do curso).

A admissão passa ainda por uma entrevista pessoal.

Calendário

O curso decorrerá em 4 Módulos de cerca de 2 meses cada com início em Novembro de 2017.
Total de horas: 204

As aulas decorrerão em horário pós-laboral e sábados de manhã:
2ª, 3ª e 4ª – 18h30-20h30 e 21h00-23h00

Todas as cadeiras terão uma avaliação: teste e/ou trabalho (individual ou grupo)

Estrutura Curricular

Designação ECTS Horas Nome
Módulo 1 – Gestão Empresarial de Informações 52
Gestão Estratégica Empresarial e de SI 1 8 Rui Ribeiro
Inteligência e Informações – Teoria geral 1 8 Jorge Silva Carvalho
Legislação – Segurança de Informações e atividades 1 8 Sofia Vasconcelos Casimiro
Inteligência Competitiva, Económica e do Conhecimento 1 8 Jorge Silva Carvalho
Gestão Estratégica de Segurança Empresarial 1 8 Alexandre Chamusca
Técnicas de apresentação 1 8 Anabela Chastre
Seminário Módulo 1 – Modelos Empresariais de Informação 0,5 4 Jorge Silva Carvalho
Módulo 2 – Gestão Económica de Inteligência 52
Liderança, Stakeholders e Governance Empresarial 1 8 Filipe Paula Cardoso
Contraespionagem Económica 1 8 Miguel Ramos
Negociação 1 8 Filipe Paula Cardoso
Comunicação Estratégica 1 8 Ricardo Santos Ferreira
Sistemas de Gestão de Auditoria e Análise de Risco 1 8 David Oliveira e Isabel Faria
Sistemas de Informação – CRM, BigData e Internet of Things 1 8 Rui Ribeiro
Seminário Módulo 2 – Informação como Valor de Negócio 0,5 4 Miguel Ramires
Módulo 3 – Metodologias de Segurança da Informação 52
Modelação de Processos BPMN 1 12 José Brás
IT Governance u,sando Metodologia Cobit 1 12 Bruno Horta Soares
ISO 27001 – Conceitos Fundamentais de Segurança da Informação 1 12 Hugo Fernandes
ISO 22301 – Conceitos Fundamentais de Continuidade de Negócio 1 12 Luis Azevedo
Seminário Módulo 3 – A Metodologia de Gestão de Informação 0,5 4 Miguel Ramires
Módulo 4 – CiberSegurança e CiberInteligência 52
Business Intelligence 1 8 Rui Ribeiro
Segurança Informática e Ciberataques 1 8 Lourenço Martins
OSINT – Fontes Abertas e Fontes Sociais 1 20 João Rodrigues e Pedro Caramez
Threat Intelligence e CyberIntelligence 1 8 Lourenço Martins
Seminário Módulo 4 – A Metodologia de Gestão de Informação 0,5 4 Miguel Ramires

No final de cada módulo serão realizados seminários com apresentações de:Seminários previstos:

  • convidados externos com casos reais de implementação de projectos no mercado português e internacional
  • trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre a temática de cada módulo

Propinas

  • Candidatura: 25,00 €uros
  • Inscrição/Matricula: 200,00 €uros
  • Propina Curso Global: 2.650,00€ em 8 prestações mensais
  • 1ª Época de Inscrições até 9 de Setembro de 2017 com 15% de desconto no valor da propina.
  • 2ª Época de Inscrições até 14 de Outubro de 2017

Formulários Online de Inscrição
clique na opção/link adequado à sua situação

Se não tem curso superior

Se tem curso superior

Educational Partners

A Layer 8 é uma empresa focada em soluções de segurança de informação e gestão de conformidade para organizações de grande e média dimensão, em Portugal e no estrangeiro. Pretende analisar, proteger e validar a infra-estrutura organizacional, desde a rede à camada aplicacional para aferir a protecção da informação e compliance com standards e regulamentação da indústria. Os seus profissionais detêm uma experiência baseada em projectos multidisciplinares realizados em instituições financeiras, empresas de retalho, energia, telecomunicações e indústria, bem como na administração pública. As soluções defendidas incluem managed security services, gestão da conformidade e suporte 24×7.

Institutional Partners

A OUTMarketing é a empresa de Outsourcing de Marketing especializada no sector das Tecnologias de Informação. Disponibiliza um serviço completo, desde a elaboração do Plano de Marketing até à sua implementação através das diferentes acções nele incluídas e definidas, de acordo com o orçamento e a especificidade de cada negócio.

Coordenação e Docência

Jorge Silva Carvalho – Consultor especialista em Informações, Inteligência Competitiva, Segurança e Estratégia empresarial. É Managing Partner da Silva Carvalho & Associados – Strategic Management Consulting, empresa especializada em inteligência competitiva e estratégia empresarial e Diretor-Geral do Grupo de Segurança Privada 2045 S.A.. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1985/90), pós-graduado em Estudos Europeus (1993/94) pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito, Auditor de Defesa Nacional diplomado pelo Instituto da Defesa Nacional (2002/2003) e Mestre em Gestão de Empresas, pelo ISCTE Business School (2012/2014). Entre 1991 e 2005, foi quadro superior do Serviço de Informações de Segurança (SIS) tendo exercido diversos cargos dirigentes. Exerceu o cargo de Chefe do Gabinete do Secretário-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) desde Maio de 2005 e o cargo de Diretor-Geral do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) de Abril de 2008 a Dezembro de 2010. É Professor convidado e Diretor do MBA Executivo em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva e do MBA Executivo em Gestão de Segurança Empresarial na Escola de Negócios de Coimbra (ISCAC).

Rui Ribeiro Atualmente é Diretor Geral da IPTelecom e Diretor Comercial e Desenvolvimento de Negócio da Infraestruturas de Portugal S.A., Tendo anteriormente sido Diretor de Sistemas de Informação na EP – Estradas de Portugal S.A. e Professional Services Manager da Sybase Inc. em Portugal. É ainda Diretor Executivo da LISS – Lusofona Information Systems School e Docente da ULHT. Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”.

Docentes

Alexandre Chamusca – Licenciado em Engenharia Eletrotécnica (Telecomunicações e Eletrónica) pelo Instituto Superior Técnico, com pós-licenciatura em Estudos Europeus, na dominante económica pela Universidade Católica Portuguesa. Partner da XKT, Projetos e Instalações Técnicas Lda (www.xkt.pt), ex-diretor da Prosegur e ex-diretor da ESEGUR, tem experiência de 24 anos em soluções integradas de segurança.Partner na XKi, Security Management Consulting (www.xkisecurity.com) Autor do livro técnico “A inteligência que se instala” editado pela Ordem dos Engenheiros, sendo que publicou cerca de 50 artigos sobre soluções integradas de segurança (http://alexandrechamusca.blogspot.com). Responsável pela conceção e estruturação do módulo teórico do curso de formação especializada a formadores do CINEL – Domótica e Edifícios Inteligentes e formador neste centro de formação em regime pós-laboral.
Anabela Chastre – Licenciada em Comunicação e Jornalismo (IPES), tem uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (ISCTE) e um Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, pelo ISCSP. Conta com cerca de 15 anos de experiência na área da Formação Comportamental e de Desenvolvimento Pessoal com projectos desenvolvidos em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. É Coach Profissional Certificada pela INCTA/ ICF-International Coach Federation, e já trabalhou com executivos de grandes empresas nacionais e internacionais. Faz palestras sobre o tema da Atitude Certa em eventos corporativos, é oradora convidada em eventos de Liderança e Motivação e escreve artigos de opinião na edição da (RHonline). É autora do livroAtitude Certa, lançado em Setembro de 2015.
Bruno Horta Soares – Experiência profissional na indústria de serviços profissionais de Consultoria e Auditoria, com especial relevância nos domínios de Sistemas de Informação. Actualmente é Senior Advisor na GOVaaS – Governance Advisors, as-a-service e IT Executive Senior Advisor nas áreas de Transformação Digital, Governance e Security na IDC Portugal, e dedica-se de forma entusiasta às atividades de ensino, formação e promoção dos temas da Transformação Digital, IT Governance, Risco, Auditoria e Segurança da Informação em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil. É professor convidado na Coimbra Business School, Católica Lisbon – School of Business & Economics, Porto Business School, Instituto Superior Técnico, Universidade Europeia, Universidade Portucalense e Unipê – Centro Universitário de João Pessoa (Paraíba, Brasil). É Presidente fundador do ISACA Lisbon Chapter, colaborador em várias associações/grupos profissionais e orador em diversas conferências e seminários nacionais e internacionais. Licenciado em Informática e Gestão de Empresas pelo ISCTE e pós-graduado em Gestão de Projectos pelo ISLA. Tem as certificações profissionais: PMP®, CISA®, CGEIT®, CRISC™, COBIT® 5 Foundation, ISO 27001 LA e ITIL® v3 Foundation.
David Oliveira – Senior Manager na área de Advisory do escritório de Lisboa da Ernst & Young, sendo especialista na prossecução de projetos de Consultoria, nomeadamente na área de Gestão de Risco. Possui MBA em General Management pela Universidade Católica Portuguesa e Universidade Nova de Lisboa, Portugal, Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Pós-graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações pelo In stituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e é licenciado em Economia pela Universidade Lusíada de Lisboa Com mais de 14 anos de experiência na prestação de serviços de auditoria, consultoria, Due Dilligence, com elevadas responsabilidades em projetos na área da Construção, Seguradoras, Retalho e Industriais, Telecomunicações, etc. Antes de ingressar na EY trabalhou na Sonaecom S.G.P.S., S.A. e no Banco Popular.
Filipe Paula Cardoso – Atualmente tem o cargo de Head of IT do Banco CTT, tendo antes desempenhado funções como Director de Sistemas de Informação do Banif Banco de Investimento com mais de quinze anos de experiência na área financeira. O seu percurso inclui uma passagem pela consultoria em Sistemas de Informação. Possuiu ainda experiência em acções de formação a empresas na área de Negociação. Licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova. MBA na Universidade Católica, com dupla especialização em Gestão Geral e Gestão de Informação. Fez também duas Pós Graduações na Harvard Business School, uma em Negociação e outra em Gestão e Liderança.
Isabel Faria – Senior Manager na área de Advisory da EY, focando-se nas áreas de Gestão do Risco e Auditoria Interna. Licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Possui as certificações Certified Internal Auditor (CIA) e Certification in Control Self Assessment (CCSA), atribuídas pelo Institute of Internal Auditors. Tem 14 anos de experiência na prestação de serviços de auditoria e consultoria, Coordenou projetos em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique e Cabo Verde, tendo participado em projetos em UK e na Suiça. Coordenou diversos projetos multi-dimensionais, tais como projetos de apoio à implementação da framework Sarbanes-Oxley 404 e projetos de remediação e reestruturação de processos e funções. Participou em projectos de Revenue Assurance com vertente de benchmark e de análise processual e construção de business cases Co-responsável em projectos de auditorias de conformidade e gestão do risco a pedido do Banco Central Europeu, entre outros projetos.
Hugo Fernandes – Consulting Services Manager da LAYER8 e licenciado em Organização e Sistemas de Informação. Esteve envolvido em diferentes programas/projetos transversais de âmbito Europeu durante a sua carreira onde aplicou as melhores práticas associadas à Segurança da Informação, Continuidade de Negócios e Gestão de Projetos. A experiência acumulada nos programas/projetos foi diversificada e distribuída em diferentes sectores de atividade, tais como os sectores financeiro, de telecomunicações ou da consultoria. Possui várias certificações que comprovam o profissionalismo e experiência de onde se relevam Lead Auditor ISO 27001 (ISO/IEC), PMP® ou Lead Implementer ISO 27001 (ISO/IEC).
João Rodrigues – Licenciado em Engª. Informática (COCITE) com pós-graduação em Gestão de SI para as organizações (ISEG) e MBA em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva pelo ISCAC (Coimbra) Partner da Better Skills, empresa de referencia em formação de Service Management e OSINT. Professor convidado em diversas universidades (ISEG, ISCTE, ULusofona…) para lecionar nas cadeiras de IT Governance na vertente de ITIL e ISO20000. Coordenador da Pôs Graduação de IT Governance baseado em ITIL e ISO20000 na ULusofona (http://liss.ulusofona.pt/index.php/it-governance-pos-graduacao). Tem 25 anos de experiência na área das TI’s com experiências em empresas nacionais e multinacionais de referência. É o primeiro e único Distinguished Professional in Service Management em Portugal pelo prISM InstituteComo formador de ITIL/ISO 20000/ ISO27001, lecionou já para mais de 10000 pessoas, em todas as temáticas e cursos de Service Management (ITIL, ISO 20000, ISO27001, Cobit 5 e Lean IT). É formador reconhecido pelo IEFP com a certificação CAP e é acreditado pela APMG para entregar todos os cursos de Service Management É um dos únicos formadores no país acreditados pela EXIN e APMG para dar formação em ITIL, ISO20000/ ISO27001, Cobit e MOF. Possui várias certificações Internacionais em Coaching e Programação Neuro Linguística. Possui varias certificações internacionais de OSINT sendo o mentor do projeto InvestigaPT (www.Investiga.pt) É ainda o mentor dos maiores grupos de discussão de ITIL e ISO20000 em Portugal do Linkedin.
José Cascais Brás – Atualmente é Coordenador da Gestão de Business Continuity e Disaster Recovery MetLife Alico, garantindo a ligação e alinhamento de processos de negócio, comunicações, escalamentos. Profissionalmente desempenhou funções na Gestão de Sistemas na Reckitt Benckiser e na Tecnidata. É licenciado em Informática de Gestão da Universidade Lusófona, estando a realizar a teses no Mestrado de Engenharia Informática e Sistemas de Informação da mesma universidade.
José Carlos Lourenço Martins – Gestor de projetos de Segurança da Informação e Cibersegurança na empresa AMBISIG e docente universitário em diversas instituições [e.g., Academia Militar (AM), ISCAC, ISCEM]. É atualmente professor regente de Segurança da Informação, Sistemas de Informação (SI) e Ciberdefesa na AM. É ainda fundador da Startup FeelSec cujo principal objectivo é a sensibilização e treino em Segurança da Informação e Cibersegurança. Tem 30 anos de experiência na formação e treino na área militar e em Tecnologias e Sistemas de Informação. É Doutor e Mestre em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. Possui pós-graduações em: (i) Guerra de Informação / Competitive Intelligence pela AM; (ii) e em Tratamento Estatístico de Dados pelo ISCTE. É licenciado pré-bolonha em Ciências Militares pela AM e em Engenharia Informática pela FCT / UNL. Membro do centro de investigação da AM (CINAMIL), investigador no centro algoritmia da Universidade do Minho e colaborador do laboratório UbiNET do Instituto Politécnico de Beja. Participa em projetos de I&D nacionais e internacionais no âmbito da Segurança da Informação, dos SI e Cibersegurança e tem artigos académicos publicados em revistas nacionais e internacionais com Double-Blind Reviewing.
Luis Azevedo – Profissional especializado na governação e gestão de serviços de informática, qualidade, segurança da informação, privacidade e continuidade do negócio, com vasta experiência em projetos de implementação, gestão corrente, auditoria e formação, como líder interno e consultor externo, com forte background técnico e conhecimento certificado de melhores práticas e normas internacionais.Atualmente é responsável pela unidade de negócio de Sistemas de Gestão da Focus2Comply, uma empresa de consultoria e serviços tecnológicos, atuando como consultor, auditor e formador nas áreas de segurança da informação, gestão de serviços e continuidade de negócio. Anteriormente, entre outros, foi responsável pela Área de Auditoria e Qualidade no Instituto de Informática do MTSSS e, antes disso, gestor de projetos TIC e formador interno no IEFP e gestor de serviços de outsourcing na IBM Global Services. É auditor e formador de auditores na APCER e vogal da direção da itSMF Portugal, responsável pelo Organismo de Normalização Setorial para as TIC, em articulação com o Instituto Português da Qualidade (IPQ), bem como presidente da CT191 Governação e gestão de serviços de TI e membro da CT163 Segurança em sistemas de informação. Possui mestrado em gestão de sistemas de informação, diploma de especialização em governação de TI, licenciatura em informática de gestão e diversas certificações profissionais relevantes. Como formador, está qualificado pela BSI, PECB e IRCA.
Miguel Ramires – Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa (1988/1993), pós-graduado em Direção e Gestão de Segurança (2012/2013) pela Universidade Autónoma de Lisboa. Entre fevereiro de 1994 e março de 2002 foi quadro superior do Serviço de Informações de Segurança (SIS), tendo também exercido, em comissão de serviço, o cargo de Assessor do Governador de Macau (1998/1999), sendo responsável pelo controlo de passageiros no Aeroporto Internacional de Macau e Chefia do Gabinete de Estudos sobre o Tráfico de Estupefacientes no Extremo Oriente. Entre março de 2002 e junho de 2009 exerceu o cargo de Coordenador do Departamento de Anti Pirataria na Associação Fonográfica Portuguesa, transitando depois como Consultor e Formador em Propriedade Intelectual (Propriedade industrial e Direito de Autor e Direitos Conexos). Desenvolvimento de atividades de consultoria e formação, no âmbito da segurança privada, através elaboração de Avaliação de Riscos, Planos e Estudos complementares de segurança, tendo em conta aspetos relacionados com a ameaça terrorista e o crime organizado. Professor da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Segurança da Universidade Autónoma de Lisboa, com a disciplina “Propriedade Intelectual: Registos, Marcas e Patentes – Proteção da Criatividade e Inovação”. Professor no MBA executivo em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva da Coimbra Business School, com a disciplina “Métodos e Técnicas de Análise de Informação”. Diretor do Centro de Formação, Conhecimento e Qualidade da 2045, Empresa de Segurança SA.
Pedro Caramez – Consultor de Marketing Digital e desenvolve programas de apoio e capacitação no recrutamento de talento (social Recruiting); Vendas (social Selling), estratégias de comunicação através do Linkedin e Programas de Employee Advocacy.Autor dos livros “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online” e “Como Ter Sucesso no Linkedin”. Advisor em Startups nacionais e internacionais. Professor convidado em diversas Pós-Graduações sobre Marketing Digital & Redes Sociais.
Ricardo Santos Ferreira – Consultor sénior na First Five Consulting – F5C, especializado em comunicação, media e gestão de stakeholders. Entre 2008 e 2015, exerceu funções de director de comunicação e assessor de imprensa em diversos grupos empresariais e em gabinetes ministeriais (1997/1999). Entre 1988 e 1997 foi jornalista especializado em assuntos económicos e empresariais em meios de comunicação como os jornais Diário Económico, Público, Correio da Manhã e na Agência Lusa. Entre 2000 e 2008 exerceu funções como editor de economia na Agência Lusa. É Pós-graduado em Jornalismo de Economia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2007/2008).
Sofia Vasconcelos –Professora em Direito na Faculdade de Direito de Lisboa e na Academia Militar, é Doutorada por Queen Mary, University of London nas áreas de Copyright and Information Technology e Mestre em Direito, em Direito de Autor e Tecnologias de Informação, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Completou o curso International Law of Cyber Operations na NATO Cooperative CyberDefence Centre of Excellence, em Talin, Estónia.Membro fundador e atual Presidente do Conselho fiscal da Competitive Intelligence and Information Warfare Association (CIIWA). É membro da direção da Associação Portuguesa de Direito Intelectual (APDI) e árbitra do respetivo Centro de Arbitragem. Autora de monografias e artigos vários nestas áreas, colaborou com o Ministério da Justiça na redação de anteprojetos para a transposição de Diretivas na área das tecnologias de informação. É advogada consultora do escritório de advogados Vieira de Almeida & Associados, onde desenvolve as áreas da Cibersegurança, Privacidade e Proteção de Dados, Direito de Autor e Direitos Conexos, Media, Tecnologias de Informação e Tecnologias Emergentes.