Skip to main content
Programas Avançados

Pós-graduação de Liderança em Transformação Digital (Online)

Apresentação resumida do curso

“Liderança em Transformação Digital” capacita-o para ajudar a sua organização a liderar numa nova era assente numa economia maioritariamente digital. Combinamos casos de estudo, aulas, discussões, demonstrações tecnológicas e projetos desafiantes para aprofundar o seu conhecimento das oportunidades e ameaças digitais que têm o poder de transformar o seu negócio. Ferramentas e técnicas de startups com aplicabilidade para organizações “mais tradicionais” e que precisam de inovar de forma estruturada. Haverá sessões imersivas nas últimas ferramentas digitais e tendências para o ajudar a descobrir novas formas de criar valor para o seu público-alvo. Temas abordados:

  • Estratégias Digitais
  • 4 pilares fundamentais da Transformação Digital
  • A Transformação Digital das cadeias de valor
  • Modelos de negócio digitais
  • O novo mundo das plataformas digitais
  • O ciclo de vida infinito de um cliente para uma empresa
  • O papel e os processos da inovação
  • Tecnologias que podem ser disruptivas e como ajudam na aceleração dos negócios

Informações

  • Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Coordenação: Prof. Doutor Rui Ribeiro
  • Secretariado: Doutora Alexandra Campos

Formulário de Inscrição Download da brochura

Objectivos

Esta Pós-graduação Executiva tem por objetivos:

  • APRENDER sobre estratégias de implementação digital e da transformação digital das cadeias de valor
  • CONSIDERAR desafios dos processo de aquisição, acompanhamento e elevação digital  dos clientes
  • DESENVOLVER uma estrutura de inovação capaz de sistematizar e acelerar processos de criação em start-ups ou empresas existentes
  • EXPLORAR as fontes de valor das transformações digitais para empresas
  • AVALIAR avanços de tecnologias digitais potenciadoras de novas soluções de negócios
  • APLICAR princípios práticos de transformação digital

Destinatários

  • CEO, Administradores, Gerentes e Diretores Gerais
  • Executivos responsáveis pelo desenvolvimento da estratégia
  • Responsáveis de inovação, de digital, áreas de negócio, desenvolvimento de produto, entre outros
  • Líderes funcionais em áreas como marketing, serviço ao cliente, operações, recursos humanos e SI/TI

Habilitações de Acesso

As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente.

Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados, mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do curso tendo de ser avaliado pelos coordenadores do curso.

Calendário

O curso decorrerá em entre 4 de março de 2024 e terá o seu término em maio de 2024. Total de horas: 80 As aulas decorrerão online, em modelo síncrono e assíncrono. Este é um curso com uma avaliação final global de mini-trabalhos de cada módulo e apresentação de um trabalho individual ou de grupo.

Estrutura Curricular

Nome da Disciplina Horas Docente
Módulo 1 – A Transformação Digital: as novas Cadeias de Valor, os 4 Pilares de mudança, os Modelos de Negócios 16 Rui Ribeiro
Módulo 2 – Clientes: criar valor do Marketing Digital ao Customer Experience 12 Ana Barros e Richard Mello
Módulo 3 – Inovação: nas startups e nas grandes empresas 12 José Rui Soares
Módulo 4 – Dados: um ativo de negócio 12 Rui Ribeiro
Módulo 5 – Tecnologias: aceleradores disruptivos 12 Vasco Elvas e Rui Ribeiro
Módulo 6 – Startup Toolkit – modelos e técnicas para passar da ideia à prática 12 José Rui Soares
Seminários Empresariais 4  

Nº Total de ECTS: 7

Propinas

  • Preço do Programa: 1.177,00€ (Propina: 965,00€ (*) + 212,00€ Matrícula e Inscrição)
  • 1ª Época de Inscrições: até 25 de setembro de 2023 com 15% de desconto no valor da propina.
  • 2ª Época de Inscrições: até 15 de fevereiro de 2024 com 10% de desconto no valor da propina.
  • 3ª Época de Inscrições: até 3 de março de 2024

Institutional & Educational Partners

A Martech Digital tem como propósito contribuir para o crescimento do ecossistema do Marketing Digital e das Tecnologias, tornando o negócio das empresas escalável e worldwide.
A Revenue Consulting oferece soluções de consultoria especializada em processos de Inbound e Outbound Marketing, Inside Sales, Customer Success e Channel Sales com foco na geração de leads qualificados para o Marketing, oportunidades de negócio para as Vendas, retenção e expansão de Clientes para o Customer Success e novos canais de vendas.

Coordenação e Docência

Rui Ribeiro - Atualmente é Diretor Geral da IPTelecom. Tendo anteriormente sido e Diretor Comercial e Desenvolvimento de Negócio da Infraestruturas de Portugal S.A., Diretor de Sistemas de Informação na EP – Estradas de Portugal S.A. e Professional Services Manager da Sybase Inc. em Portugal. É ainda Diretor Executivo da LISS – Lusofona Information Systems School e Docente da ULHT. Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”.
José Rui Soares - Fundador da BTEN – Business & Technology Expert Network. CEO e Investidor empresarial com +30 anos. Especialista em Design Thinking e Open.
José Rui Soares - Atualmente é Senior Presales Architect at Outsystems UK. +20 Anos de experiência internacional em Multinacionais como Consultor de Estratégia Tecnológica e de Inovação. Docente universitário.
Ana Barros - Sócia fundadora e CEO da Martech Digital, acumula mais de 19 anos de experiência em Marketing, Comunicação e Vendas para o setor das Tecnologias, mercado B2B. Contribuiu para o desenvolvimento da área de Marketing e Comunicação de mais de 200 empresas nacionais e internacionais. Especialista em Marketing e Publicidade, licenciada em Informática de Gestão e com formação executiva em Liderança pela Universidade Católica de Lisboa, é mestranda em Gestão de Marketing no IPAM Lisboa e Facilitadora LEGO® SERIOUS PLAY®. É também sócia fundadora da OUTMarketing Brasil, empresa que lançou no mercado brasileiro em 2012. Apaixonada pela partilha e troca de conhecimento, é oradora em eventos de Marketing e Vendas, docente convidada na Universidade Lusófona, ISLA Santarém e IP Luso, onde exerce funções de Diretora do CTesp Gestão de Marketing.
Richard Mello - Fundador e Diretor Executivo da Digital Selling, Sales Agency. Especialização em Strategic Sales Management na Harvard Executive Education. Executive Master em Leadership & Development na Universidade Católica Portuguesa. +18 anos de experiencia em Marketing e Vendas em multinacionais em 3 continentes

Últimas Notícias

Comunicação e a “espécie Informático”

Crónica por Rui Ribeiro, Diretor Executivo da Universidade Lusófona Information Systems School – Jornal SOL – Edição 8 julho 2017

Artigo “Uma Globalização apaixonante, mas uma Europa de Líderes sem visão”

Crónica por Rui Ribeiro, Diretor Executivo da Universidade Lusófona Information Systems School – Jornal SOL – Edição 8 julho 2017

Artigo “O Cibercrime do Gestor da Empresa e do Informático”

"É cada vez mais inadmissível que um gestor de empresas não tenha uma clarividência da evolução e inovação tecnológica, persistindo no erro tradicional de entender os Sistemas de Informação como um custo para a organização."