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MBA

MBA Sistemas de Informação e Empreendedorismo (Online)

Apresentação resumida do curso

O MBA de Sistemas de Informação é um curso avançado de Gestão de Sistemas de Informação e Empreendedorismo. Este curso dispõe de uma estrutura assente em três vetores: Sistemas de Informação, Gestão e Empreendedorismo. Assim, garante-se a aquisição das competências fundamentais para a gestão empresarial e de empreendedorismo de qualquer profissional e executivo de organizações que estejam em mercados competitivos nacionais e internacionais. O vetor de Gestão de Sistemas de informação suporta todo o conhecimento avançado sobre o papel que os Sistemas de Informação têm no desenvolvimento da eficácia e eficiência das empresas. Adicionalmente, este MBA permitirá o desenvolvimento de ideias inovadoras, capazes de se tornarem empresas e a sua apresentação a investidores de mercado, integrando os alunos diretamente com projetos da incubadora de ideias e empresas  PLAY – Creative Ideas. O MBA de Sistemas de Informação e Empreendedorismo apresenta um curriculum inovador e integrado, pois é:

  • baseado nas melhores práticas mundiais de conhecimento empresarial;
  • integrado diretamente com os ambientes de investigação, desenvolvimento e inovação da universidade e de empresas parceiras;
  • suportado pelas diferentes variáveis de responsabilidade social e ética empresarial;
  • baseado em diversas interações de aprendizagem única de ambientes teóricos e práticos e de fortes desenvolvimentos de competências interpessoais.

Adicionalmente, o MBA de Sistemas de Informação e Empreendedorismo permite um conjunto alargado de experiências extracurriculares, as quais pertencem ao programa geral do curso, oferecendo assim uma oportunidade única de aumento da rede pessoal e empresarial aos alunos, que lhes permite potenciar fortemente o seu sucesso pessoal e profissional.

Informações

  • Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Coordenação: Prof. Doutor Rui Ribeiro
  • Secretariado: Doutora Alexandra Campos

Formulário de Inscrição Download da brochura

Objetivos

  • Potenciar o crescimento profissional de conhecimentos e competências em ambientes empresariais fortemente competitivos
  • Desenvolvimento de Projetos Empresariais, integrados na incubadora PLAY, capazes de ser inovadores para o mercado e de investimento por Venture Capitals e Business Angels
  • Capacidade de gerir e definir estratégias sustentadas de Sistemas de Informação, de Gestão Financeira, de Marketing Empresarial
  • Preparar líderes para aceder a posições de relevo no seio do mercado empresarial português e internacional

Destinatários

  • Profissionais e Líderes das áreas de Gestão Empresarial
  • Profissionais e consultores de Tecnologias de Informação que carecem de bases de gestão, de empreendedorismo e liderança.
  • Gestores de empresas e outros profissionais que pretendam iniciar ou aprofundar os seus conhecimentos na área de Sistemas de Informação geral

Habilitações de Acesso

As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente.

Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados, mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do curso tendo de ser avaliado pelos coordenadores do curso.

Realização de Entrevista Pessoal.

Calendário

O curso decorrerá em 4 blocos de aulas com início em Novembro de 2023 e término em Maio de 2024. Total de horas: 300 Total de ECTS: 50 As aulas decorrerão em horário pós-laboral e sábados de manhã (aulas em streaming online dedicado):

  • 2ª, 3ª e 4ª – 18h30-20h30 e 21h00-23h00
  • Sábados – 9h00-11h00 e 11h30-13h30

O curso será 100% em modelo online.

Avaliação

Todas as cadeiras terão uma avaliação: teste e/ou trabalho (individual ou grupo)

Estrutura Curricular

Bloco 1 – Estratégia e Gestão Empresarial

Designação ECTS Horas contato Nome Habilitação
Finanças e Contabilidade Financeira 4 16 Rui Cardoso Mestre/MBA
Marketing Digital 2 12 Ana Barros Licenciada
Modelação de Processos BPMN 2 12 José Cascais Brás Mestre
Estratégia Empresarial e SI 4 16 Rui Ribeiro Doutorado
Técnicas de Apresentação 1 12 Anabela Chastre Licenciado
Inteligência Competitiva 1 8 Jorge Silva Carvalho Mestre
Empreendedorismo e Projeto Empresarial – Módulo I 1 8 José Rui Soares Licenciado

Bloco 2 – Serviços e Negócio

Designação ECTS Horas contato Nome Habilitação
eCommerce 1 12 Paula Alves Posgraduado
Gestão e Modelos de Negócio Empresarial 2 12 João Ralha Doutorado
Direito Empresarial 2 12 Rui Dinis Mestre
Transformação Digital e Arquiteturas de Sistemas de Informação 4 18 Rui Ribeiro Doutorado
Gestão de Projectos 2 12 Luis Cesar Menezes Mestre
Empreendedorismo e Projeto Empresarial – Módulo II 1 8 José Rui Soares Licenciado

Bloco 3 – Metodologias IT e Softskills

Designação ECTS Horas contato Nome Habilitação
Gestão de Equipas, Recursos Humanos e Coaching 2 12 Anabela Chastre Licenciado
Liderança em Negócios Eletrónicos 2 8 Pedro Caramez Posgraduado
IT Governance usando Metodologia Cobit 4 14 Fernando Queirós Licenciado
Gestão Lean em Equipas do Conhecimento 2 12 Paulo Guedes Doutorado
Negociação 2 12 Rui Cardoso Mestre/MBA
ITIL Foundations 4 16 João Rodrigues PosGraduado / MBA
Empreendedorismo e Projeto Empresarial – Módulo III 1 8 José Rui Soares Licenciado

Bloco 4 – Tecnologias Chave e Segurança de Informação

Designação ECTS Horas contato Nome Habilitação
Business Intelligence 2 12 Ricardo Ramos Licenciado
Software Engineering 2 12 José Cascais Brás Mestre
Engenharia de Requisitos e Testes de Software 2 12 Filipe Nuno Carlos Posgraduado/MBA
Mobile Computing 2 12 Sérgio Viana Licenciado
ISO 27001 – Segurança de Informação 2 12 Renato Cardoso Licenciado
Empreendedorismo e Projeto Empresarial – Módulo IV 1 8 José Rui Soares Licenciado

Em cada mês serão realizados vários seminários empresariais com apresentações de casos reais de implementação de projectos no mercado português e internacional Seminários previstos

Temas: Gestão, Logística, Operações, IT Governance, Arquitecturas de Sistemas de Informação, Inovação, Empreendedorismo, entre outros casos

Propinas

  • Candidatura: 50,00 €uros
  • Inscrição/Matricula: 235,00 €uros
  • Propina Curso Global: 4.950,00€ em 8 prestações mensais (inclui curso de fim de semana de Coaching e Inteligência Emocional, estadia e refeições)
  • 1ª Época de Inscrições: até 17 de Setembro de 2023 com 15% de desconto no valor da propina
  • 2ª Época de Inscrições: até 14 de Outubro de 2023

Educational Partners

A Martech Digital tem como propósito contribuir para o crescimento do ecossistema do Marketing Digital e das Tecnologias, tornando o negócio das empresas escalável e worldwide.
A WhatEver SGPS foi fundada por um grupo de empreendedores individuais que acreditam na possibilidade de criação de valor através de um ecossistema capaz de potenciar inovação, novas tecnologias líder e soluções de negócio de ponta. Baseado nesta crença, esta venture de sucesso foi colocada em marcha e continua bastante ativa no mercado, mantendo sempre o seu foco centrado na área das Tecnologias de Informação.
Através da nossa “Paixão pela Excelência” oferecemos aos nossos clientes um conhecimento de topo em TI, permitindo assim que se foquem nas suas áreas de negócio. A Xpand IT proporciona os melhores recursos TI para responder às necessidades das suas empresas, com conhecimento, experiência nos processos de negócio, contribuindo para a criação de valor permitindo assim a maximização do investimento em tecnologias de informação.

Coordenação e Docência

Rui Ribeiro - Atualmente é Diretor Geral da IPTelecom. Tendo anteriormente sido e Diretor Comercial e Desenvolvimento de Negócio da Infraestruturas de Portugal S.A., Diretor de Sistemas de Informação na EP – Estradas de Portugal S.A. e Professional Services Manager da Sybase Inc. em Portugal. É ainda Diretor Executivo da LISS – Lusofona Information Systems School e Docente da ULHT. Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”.

Docentes

João Rodrigues - Partner da Better Skills, Licenciado em Eng. Informática com pós-graduação em Gestão de SI para as organizações. É professor convidado para lecionar em várias faculdades nas cadeiras de IT Governance. Tem 19 anos de experiência na área das TI’s, trabalhou em empresas nacionais e multinacionais de referência em Portugal. Como formador de ITIL/ISO 20000, lecionou já para mais de 1000 pessoas, tanto nas versões 2 e 3 bem como em ISO 20000, sendo um formador reconhecido pelo IEFP com a certificação CAP. É ITIL Manager V2 e Expert V3, sendo um dos poucos em Portugal que possui estas certificações de topo no ITIL. É igualmente certificado em nos vários níveis intermédios do ITIL V2 e V3 É ainda ISO 20000 Consultant bem como auditor na norma ISO 20000 para a APCER. É um dos únicos formadores no país acreditados pela EXIN e APMG para dar formação em ITIL, ISO 20000 e MOF. Possui várias certificações Internacionais em Coaching e Programação Neuro Linguística. É ainda o mentor dos maiores grupos de discussão de ITIL e ISO 20000 em Portugal do Linkedin.
Paulo Guedes - Executive Manager na Espírito Santo Informática, onde é responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Arquitetura Empresarial, Risco de IT e Processos e Qualidade de Sistemas de Informação. Foi professor associado do Departamento de Engenharia Informática do IST. Atualmente é professor associado na ULHT. Foi co-autor dos livros Fundamentos de Sistemas Operativos e Tecnologia de Sistemas Distribuídos. Tem uma licenciatura, mestrado e doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo IST.
Jorge Silva Carvalho - Consultor especialista em Informações, Inteligência Competitiva, Segurança e Estratégia empresarial. É Managing Partner da Silva Carvalho & Associados – Strategic Management Consulting, empresa especializada em inteligência competitiva e estratégia empresarial. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1985/90), pós-graduado em Estudos Europeus (1993/94) pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito, Auditor de Defesa Nacional diplomado pelo Instituto da Defesa Nacional (2002/2003) e Mestre em Gestão de Empresas, pelo ISCTE Business School (2012/2014). Entre 1991 e 2005, foi quadro superior do Serviço de Informações de Segurança (SIS) tendo exercido diversos cargos dirigentes. Exerceu o cargo de Chefe do Gabinete do Secretário-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) desde Maio de 2005 e o cargo de Diretor-Geral do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) de Abril de 2008 a Dezembro de 2010. É Professor convidado e Diretor do MBA Executivo em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva e do MBA Executivo em Gestão de Segurança Empresarial na Escola de Negócios de Coimbra (ISCAC).
Ana Barros - Sócia fundadora e CEO da Martech Digital, acumula mais de 19 anos de experiência em Marketing, Comunicação e Vendas para o setor das Tecnologias, mercado B2B. Contribuiu para o desenvolvimento da área de Marketing e Comunicação de mais de 200 empresas nacionais e internacionais. Especialista em Marketing e Publicidade, licenciada em Informática de Gestão e com formação executiva em Liderança pela Universidade Católica de Lisboa, é mestranda em Gestão de Marketing no IPAM Lisboa e Facilitadora LEGO® SERIOUS PLAY®. É também sócia fundadora da OUTMarketing Brasil, empresa que lançou no mercado brasileiro em 2012. Apaixonada pela partilha e troca de conhecimento, é oradora em eventos de Marketing e Vendas, docente convidada na Universidade Lusófona, ISLA Santarém e IP Luso, onde exerce funções de Diretora do CTesp Gestão de Marketing.
Fernando Queirós - É um profissional experiente em Sistemas de Informação, com mais de 30 anos de atividade e com histórico comprovado em domínios tão diversos como Desenvolvimento de Negócio (Portugal e África); Gestão de Contas/Vendas; Gestão de Serviços de TI; Gestão de Unidades de Negócio; Gestão de Equipas; Programas de Transformação Digital; Consultoria em GRC – Governo, Risco e Controle; Auditoria de TI; Segurança da Informação; Design Thinking; Privacidade de Dados e Gestão Documental; além de mais de 10 anos de experiência como docente na qualidade de professor convidado em cursos de MBA e Pós Graduações. Possui várias Certificações Internacionais no âmbito do Governo das TI (ISACA/CGEIT), Gestão de Risco (ISACA/CRISC), Auditoria de IT (ISACA/CISA), Gestão de Serviços de TI (ITIL e ISO 20000) e Governo de IT (ISACA/COBIT), tem formação académica em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações com especialização em Sistemas Digitais e é atualmente responsável pela gestão de um Programa de Transformação focado na temática de Customer Success na Axians Portugal.
Sérgio Viana - Partner e Microsoft Solutions Lead da Xpand IT. É o responsável pelo Microsoft Solutions Center, a unidade de negócio especializada em tecnologias Microsoft. Tem como responsabilidades a definição de oferta para o mercado e a gestão de clientes, parceiros e equipe. Com especial foco na inovação, trabalha com a Microsoft e com parceiros, como a Sitecore, cujas soluções permitam responder a desafios de negócio de forma inovadora e que tragam uma mais valia real para todos os envolvidos. Tem uma licenciatura Pré-Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico. Apesar da formação académica, o primeiro emprego na Sybase ditou um início de um percurso mais orientado à relação com o cliente, onde assumiu inicialmente um papel de Pré-Venda e mais tarde foi responsável pelo Mobility Solutions Center. Foi também um dos responsáveis da unidade de projetos fechados da agap2, a Solutions Delivery, antes de integrar a equipe da Xpand IT.
Paula Alves - Diretora Financeira e de Sistemas de Informação, FNAC e Vice-presidente, ACEPI – Associação Economia Digital Licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, tem um percurso profissional nas áreas de Gestão, Consultoria e Comércio Eletrónico e é atualmente Diretora Financeira e de Sistemas de Informação na Fnac Portugal.
Pedro Caramez - Consultor de Marketing Digital e desenvolve programas de apoio e capacitação no recrutamento de talento (social Recruiting); Vendas (social Selling), estratégias de comunicação através do Linkedin e Programas de Employee Advocacy. Autor dos livros “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online” e “Como Ter Sucesso no Linkedin”. Advisor em Startups nacionais e internacionais. Professor convidado em diversas Pós-Graduações sobre Marketing Digital & Redes Sociais.
Anabela Chastre - Licenciada em Comunicação e Jornalismo (IPES), tem uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (ISCTE) e um Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, pelo ISCSP. Conta com cerca de 15 anos de experiência na área da Formação Comportamental e de Desenvolvimento Pessoal com projetos desenvolvidos em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. É Coach Profissional Certificada pela INCTA/ ICF-International Coach Federation, e já trabalhou com executivos de grandes empresas nacionais e internacionais. Faz palestras sobre o tema da Atitude Certa em eventos corporativos, é oradora convidada em eventos de Liderança e Motivação e escreve artigos de opinião na edição da (RHonline). É autora do livro Atitude Certa, lançado em Setembro de 2015.
Rui Cardoso - Head of Supply Chain Management na Vodafone Portugal, tendo anteriormente desempenhado funções nas áreas de Planeamento Financeiro e Gestão Financeira na Vodafone Portugal e no Grupo Jerónimo Martins. Conta com cerca de 25 anos de experiência na área financeira, incluindo projetos desenvolvidos em Espanha. Possui experiência em ações de formação a empresas, realizando também formação na Vodafone na área financeira. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, com especialização em Finanças; MBA pela Universidade Nova de Lisboa, com Tese de Mestrado “A Distribuição Alimentar, em Portugal, e o processo de reestruturação do Grupo Jerónimo Martins”.
João Ralha - Doutorado em Gestão Empresarial Aplicada, aprovado com distinção (ISCTE-IUL, 2012), Pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde (UCP, 2002), MBA com especialização em Marketing (UCP, 1994), Licenciado em Gestão (UCP, 1981). Consultor e formador em Gestão desde 1991. especialista em planeamento e controlo de gestão em unidades de saúde, empresas, IPSS e Municípios. Gerente e quadro superior de empresas (1980-1991). Professor Auxiliar Convidado, ISCSP – Universidade de Lisboa (2015-2019), Docente programas de formação para Executivos, UCP-FCEE (1995-2007).
Luis César Menezes - Engenheiro formado pela USP e Master of Science pela COPPE-UFRJ e Master in Project Management pela George Washington University. Certificado como PMP – Project Management Professional pelo PMI – USA desde 1999. Membro do PMI – Project Management Institute US e Brasil. Consultor de empresas desde 1985, tendo atendido clientes no Brasil, América Latina e do Norte e Europa. Pesquisador e autor de Metodologia Híbrida para Gestão de Projetos. Colaborador na ONG Litro de Luz, Brasil.
Filipe Carlos - Managing Partner na InnoWave, começou a sua carreira em 1990 na área do desenvolvimento de software à medida. Em 2006 lança o seu próprio projeto empresarial que é materializado na marca WinTrust, focado no nicho de mercado de testes e certificação de software. Em 2018 integra o Grupo InnoWave. Desde 2023 que acumula na InnoWave o papel de Group Executive Advisor. Membro fundador da PSTQB – Associação Portuguesa de Testes de Software, e Process WG Chair do ISTQB, possui 7 certificações do domínio dos testes de software pela ISTQB, iSQI e TMMi. Possui licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (IST) e um MBA em Gestão de Informação (Universidade Católica).
Renato Cardoso - Atualmente é Managing Partner da MDR e Compliance and Continuous Improvement Director na ebankIT, é Auditor da APCER e sendo formador em ISO 9001 Quality Systems, ISO / IEC 27001 Information Security and Service Management, ISO / IEC 20000-1, RGPD / GDPR Compliance. ISO 9001 and ISO / IEC 27001 APCER Lead Auditor and Trainer. Membro da Ordem dos Engenheiros e licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, com pós-graduações em Gestão, Negociação e Engenharia de Qualidade.
José Cascais Brás - Atualmente é Diretor de Consulting da CGI Portugal, tendo anteriormente desempenhado atividades como Business Analyst e DRP Coordinator na Metlife e Gestor de Sistemas em empresas como a Alico, a Reckitt Beckinser e Tecnidata. Atualmente a realizar Doutoramento de Ciências e Tecnologias de Informação no ISCTE-IUL, possuindo o Mestrado em Engenharia Informática e de Sistemas de Informação da Universidade Lusófona e Licenciatura em Informática de Gestão da Universidade Lusófona. É também certificado ScrumMaster e Scrum Foundations.
Ricardo Ramos - Desempenha atualmente as funções de Principal Competitive Analyst na equipa de Global Market Intelligence, onde dá suporte a toda a força comercial direta e de parceiros no que diz respeito à análise do mercado de Analytics. Anteriormente desempenhou funções de Solutions Architect, Partner Account Manager e Territory Sales Manager para Portugal, tendo iniciado a sua carreira na Qlik em 2008, ajudando a abrir o escritório de Lisboa. Ricardo é licenciado em Informática e Gestão de Empresas pelo ISCTE, tendo dedicado a maioria dos seus quase 20 anos de experiência profissional à área de Business Intelligence e Analytics.

Atividade Fim de Semana

"Improviso, o guião do Homem moderno" - Coaching e Inteligência Emocional

  • Inclui: Refeições, Estadia
  • Local: Quinta da Gafaria
  • Data: 26 e 27 de janeiro de 2024 (data prevista)

Formador da Atividade João Cunha João Cunha, tem 47 anos e nasceu na Beira em Moçambique. Hoje é fundado da Tuguru, comediante, co-autor e protagonista do ‘mok documentary’ O Humorista, que passa na SIC Radical. Complementou a sua formação artística com um curso de Life Coaching, que alia às técnicas de Improviso e Clown, em dinâmicas que promovem o auto-conhecimento e aumentam os skills comunicacionais dos indivíduos. Promove esta actividade em empresas, onde desenvolve vários workshops sobre a comunicação e o aprender a lidar com o erro, designados por «Improviso – O Guião do Homem Moderno!» Ao longo da sua vida esteve envolvido em vários projectos, dos quais se destaca a fundação e presidência da PSOPortugal -Associação Portuguesa de Psoríase.

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