bt-posgrad
bt-formcert
MEISI - Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação

Duração / Grau / ECTS

2 Anos (4 semestres) / 2º Ciclo (Mestrado) / 120 ECTS

Direcção do Curso

Professor Doutor José Rogado

Secretariado

Mestre Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Apresentação do Curso

Neste mestrado optou-se pelo desenvolvimento de um currículo de formação avançada que possui contributos científicos da área de Software e Sistemas de Informação, nomeadamente através da integração no currículo de disciplinas específicas desses ramos do conhecimento e através da orientação eminentemente interdisciplinar que se pretende dar aos projetos de investigação a desenvolver pelos alunos.

O curso está vocacionado para a integração em contexto profissional de mestres com formação avançada, aptos a actuarem quer como líderes em equipas de consultoria e desenvolvimento, quer como investigadores em projetos de base tecnológica inovadora.

Complementarmente, na fixação do número de créditos deste ciclo de estudos, foram adoptados valores similares aos de instituições de referência de ensino universitário do espaço europeu nas mesmas áreas, com vista a assegurar aos estudantes portugueses condições de mobilidade e de formação e de integração profissional semelhantes.

Nesse sentido os conteúdos e objetivos do curso foram elaborados em acordo com as recomendações das organizações mais representativas da área científica, compiladas no relatório conjunto da ACM, AIS e IEEE-CS: “The Overview Report, covering undergraduate degree programs in Computing in Computer Engineering, Computer Science, Information Systems, Information Technology, Software Engineering, Setembro de 2005, (http://www.acm.org/education/education/curric_vols/CC2005-March06Final.pdf), recomendações que são seguidas pela generalidade das escolas a nível europeu.

Objectivos

  • Promover a aquisição de competências teóricas e técnicas em disciplinas consideradas estruturantes nas áreas abordadas;
  • Permitir aos formandos estabelecer um percurso personalizado através da possibilidade de optar por disciplinas avançadas específicas em cada um dos ramos propostos;
  • Proporcionar uma aprendizagem profissionalizante, através de prática laboratorial e análise de casos de usos reais, de forma a garantir um equilíbrio adequado entre o plano teórico e os seus mais recentes desenvolvimentos tecnológicos;
  • Inserir e perspectivar todos os aspetos do ensino ministrado nas realidades académica e empresarial associadas a este sector no nosso País.

Assim, propõem-se um modelo letivo organizado em:

  • Master Classes, que correspondem a aulas magistrais teóricas, leccionadas pelos professores do Mestrado e por especialistas nacionais e estrangeiros convidados para trabalhar no âmbito dos projectos de investigação desenvolvidos durante o curso e
  • Aulas laboratoriais de formação técnica avançada onde se promove a aquisição de competências para o desenvolvimento de projectos aplicados.

Competências

Pretende-se com este curso promover a aquisição de competências avançadas essenciais nas áreas de Engenharia Informática e em Sistemas de Informação, nomeadamente as que se referem ao trabalho individual, suportado em competências adquiridas em actividade de investigação, assim como à aplicação na actividade profissional dos princípios utilizados nas metodologias de projecto.

Assim, o Mestrado deverá fornecer as competências de análise e processamento de informação inerentes à execução de tarefas de investigação e desenvolvimento de tecnologias inovadoras adquiridas na prossecução dos objectivos descritos, bem como a capacidade de produzir e transmitir informação científica inerente às mesmas.

Saídas Profissionais

A integração destas metodologias de ensino e a articulação entre a componente profissionalizante e de investigação procura promover a formação avançada em engenharia que, com a realização deste curso de mestrado completa em pleno um perfil de formação.

Estudos Futuros

O curso conta com um programa de estudos sólido e ocupa uma posição inovadora nos domínios científicos que nele convergem. Com uma estrutura curricular comparável aos melhores cursos congéneres de 2º ciclo na Europa, este Curso de Mestrado oferece a formação mais adequada para a conferência de grau (2º ciclo em 2007/2008) e prossecução dos estudos numa grande diversidade de ramos ao nível de 3º ciclo.

Equipamentos e Instalações

O investimento em infra-estruturas e equipamentos tem sido uma preocupação constante do ECATI, sendo de destacar designadamente o investimento em equipamentos e laboratórios.

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias possui um parque de equipamentos informáticos de grande dimensão e tecnologicamente actualizado, e um dos melhores parques de equipamentos multimédia instalados no nosso País.

Do parque de tecnologia informática e de sistemas, salientam-se os laboratórios de redes, sistemas digitais, sistemas operativos, robótica, computação móvel e sistemas virtuais, para além dos vários espaços dedicados a actividades de investigação e acompanhamento de discentes, nomeadamente através de laboratórios de computação dedicados em exclusivo ao trabalho dos alunos.

A Universidade é uma das instituições que integra o projecto Campus Virtuais, estando neste momento a totalidade do seu campus coberto pela rede WiFi Eduroam, sendo disponibilizado aos alunos um vasto conjunto de serviços através de plataformas Web e móveis.

Docentes

  • José Rogado
  • Manuel Costa Leite
  • João Garrott
  • Alberto Carneiro
  • António Moreira Gonçalves
  • Manuel José Damásio
  • Rita Ribeiro

Conferencistas Convidados

  • Inês Oliveira
  • Conceição Costa
  • Alexandre Pereira
  • Pedro Malta
  • José Aser

Plano de Estudos

Plano de Estudos (de acordo com o Despacho n.º 2661/2010 - D.R., 2.ª série, n.º 27, de 9 de Fevereiro de 2010)
1.º Ano / 1.º Semestre - Tronco Cumum
DocenteECTS
Marketing em Tecnologias da Informação Manuel Damásio / Conceição Costa 8
Engenharia de Software Sérgio Guerreiro 8
Desenho de Bases de Dados Moreira Gonçalves / José Aser 8
Metodologias de Investigação Científica Manuel Costa Leite 6
1.º Ano / 2.º Semestre - Ramo Sistemas de Informação
DocenteECTS
Fundamentos de Sistemas de Informação Pedro Malta / Rui Ribeiro
7
Teorias de Decisão em Ambientes Difusos
Tiago Simas 8
Data Warehouse Sofia Esteves / Ana Cristina 8
Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação Pedro Malta 7
1.º Ano / 2.º Semestre - Ramo de Engenharia InformáticaDocenteECTS
Complementos de Sistemas Hugo Silva 7
Técnicas de Computação Paralela José Rogado 8
Integração de Redes e Serviços Multimédia Nuno Gracia 8
Web Mining Tiago Simas 7
2.º Ano / 3.º Semestre - Ramo de Sistemas de InformaçãoDocenteECTS
Sistemas e Modelação de Negócio Rui Ribeiro 8
Tecnologias e Planeamento da Segurança Lino Santos 8
Projecto de Sistemas de Informação
14
2.º Ano / 3.º Semestre - Ramo de Engenharia InformáticaDocenteECTS
Gestão de Identidade e Aplicações Federativas José Rogado
8
Tratamento de Dados Multimédia Inês Oliveira 8
Projecto de Engenharia Informática 14
2.º Ano / 4.º Semestre - Tronco CumumDocenteECTS
Seminário de Dissertação 30