bt-posgrad
bt-formcert
PAGSI - Programa Avançado em Gestão de Sistemas de Informação

5ª Edição - Início Fevereiro 2014

 

Objetivos - Destinatários - Calendário - Inscrição - Estrutura Curricular - Propinas
Docentes - Educational Partners - Institutional Partners


Inscrições Abertas
Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Brochura de Curso
Brochura Pós-Graduação

(em atualização - disponível versão 2012)

Coordenação Científica e Direcção de Curso:
Eng. Rui Ribeiro

Secretariado
Alexandra Campos - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Objectivos

Este Programa Avançado de Executivos tem por objectivos:

  • Adquirir uma base estruturada de Fundamentos, de Gestão de Conhecimento e de Estratégia de Sistemas de Informação.
  • Permitir aos formandos adquirir todo um reforço de Arquitecturas e de Estabelecimento de fundamentos base de Planeamento e Gestão do Desenvolvimento de Projectos de Sistemas de Informação desde a sua definição de requisitos até a uma fase de testes, passando pela específicação necessária de orientações técnicas de vária índole, desde as bases de dados que suportam as aplicações, até a componentes de Suporte à Decisão do Negócio.
  • Proporcionar uma aprendizagem claramente ligada ao mundo real e empresarial, capaz de servir o mercado de maior base de conhecimento e capacidade de decisões e lideranças técnicas.
  • Inserir e perspetivar todos os aspectos do ensino ministrado na realidade empresarial associadas a este sector no nosso País e no Mundo Global.
Este Programa Avançado tem por objectivos:
• Adquirir uma base estruturada de Fundamentos, de Gestão de Conhecimento e de Estratégia de Sistemas de Informação.
• Permitir aos formandos adquirir todo um reforço de Arquitecturas e de Estabelecimento de fundamentos base de Planeamento e Gestão do Desenvolvimento de Projectos de Sistemas de Informação desde a sua definição de requisitos até a uma fase de testes, passando pela específicação necessária de orientações técnicas de vária índole, desde as bases de dados que suportam as aplicações, até a componentes de Suporte à Decisão do Negócio.
• Proporcionar uma aprendizagem claramente ligada ao mundo real e empresarial, capaz de servir o mercado de maior base de conhecimento e capacidade de decisões e lideranças técnicas.
• Inserir e perspetivar todos os aspectos do ensino ministrado na realidade empresarial associadas a este sector no nosso País e no Mundo Global.

 

Destinatários

  • Profissionais e consultores de Tecnologias de Informação que carecem de bases de gestão de Sistemas de Informação. Tipicamente consultores que estão a alterar o seu posicionamento para liderança e gestão de projetos
  • Profissionais das áreas de Gestão Empresarial que estejam diariamente envolvidos em projetos de Sistemas de Informação. Com esta formação irão dispor de suporte funcional e de base técnica para sustentar melhor os seus envolvimentos nesses projetos
  • Gestores de empresas e outros licenciados que pretendam iniciarem ou aprofundar os seus conhecimentos na área de Sistemas de Informação geral

 

Habilitações de acesso

As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente. Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do curso tendo de ser avaliado pelos coordenadores do curso.

Calendário

O curso decorrerá em 1 semestre lectivos (4 blocos de aulas) com início em Abril de 2013.

Total de horas: 96

As aulas decorrerão em horário pós-laboral: 2ª, 3ª e/ou 4ª – 18h30-20h30 e 21h00-23h00 e e sábados - 9h00-11h00 e 11h30-13h30

Propinas

- Candidatura: 102,00 €uros
- Inscrição/Matricula/Seguro: 198,00 €uros
- Propina Curso Global: 2.100,00€ em 4 Propinas de 487,50 €uros em cada início de bloco
Inscrições até 15 de Janeiro de 2014 com 15% de desconto no valor da propina.
Formulários de Inscrição
Escolher Instituição "Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia" e Curso "Gestão de Sistemas de Informação".
Estrutura Curricular

1º Bloco

Horas

ECTS

Fundamentos de Sistemas de Informação
Eduardo Oliveira

6

0,5

Gestão de Recursos de Informação e do Conhecimento
João Batista

6

0,5

Gestão Estratégica de Sistemas de Informação
Rui Ribeiro

6

0,5

CRM Processes and Operations
Rui Santos

6

0,5


24





2º Bloco

Horas

ECTS

Arquitecturas Empresariais de Sistemas de Informação
Rui Ribeiro

6

0,5

Engenharia de Requisitos e Testes de Software
Filipe Nuno Carlos (parceiro Wintrust)

6

0,5

Serviços em Sistemas de Informação: ITIL e ISO9000 – 1ª Parte de Informação
João Rodrigues

6

0,5

Estratégia de Customer Service
Rui Santos

6

0,5


24





3º Bloco

Horas

ECTS

Software Engineering
Rui Lamy(parceiro Outsystems)

6

0,5

Serviços em Sistemas de Informação: ITIL e ISO9000 – 2ª Parte
João Rodrigues

6

0,5

Tecnologias de Planeamento e Segurança - ISO27001
Nuno Teodoro (parceiro Layer8)

6

0,5

Measuring Effectiveness of Customer Relationship Initiatives

Rui Santos

6

0,5


24








4º Bloco

Horas

ECTS

Business Intelligence – Sistemas de Suporte à Decisão
André Simões (parceiro XpandIT)

6

0,5

Mobile Solutions Engineering
Vasco Elvas

6

0,5

Técnicas de Apresentação
Anabela Chastre

6

0,5

Gestão de Projectos
Miguel Melo (parceiro BrightAcademy)

6

0,5


24





Voltar ao topo

Parceiros

Educational Partners

Wintrust
A WinTrust é uma empresa de capital nacional, fundada em 2006, focada nas seguintes áreas de especialização:
•    Testes ao Software – Testes Funcionais, Performance e Usabilidade
•    Consultoria em Metodologias de Teste
•    Apoio ao cliente final através de Testes de Aceitação e de Serviços de Mediação

 

 

Outsystems

 

A OutSystems é a multinacional portuguesa de software que disponibiliza a Agile Platform, uma solução completa que permite criar e gerir aplicações Web e Mobile, totalmente personalizadas e adaptadas à realidade e à mudança do negócio das empresas. Os departamentos de tecnologias de informação de empresas por todo o mundo, utilizam a Agile Platform para desenvolver, integrar, gerir e alterar aplicações empresariais, tornando-as robustas, escaláveis e integráveis com tecnologias comuns, sem qualquer compromisso com fornecedores de tecnologia. Estudos demonstram que a utilização da Agile Platform na criação de aplicações, garante uma rapidez 10,9 vezes superior do que outras tecnologias disponíveis no mercado.

 

 

Layer8

 

A Layer 8 é uma startup focada em soluções de segurança de informação e gestão de conformidade para organizações de grande e média dimensão, em Portugal e no estrangeiro.
Pretende analisar, proteger e validar a infra-estrutura organizacional, desde a rede à camada aplicacional para aferir a protecção da informação e compliance com standards e regulamentação da indústria.
Os seus profissionais detêm uma experiência baseada em projectos multidisciplinares realizados em instituições financeiras, empresas de retalho, energia, telecomunicações e indústria, bem como na administração pública.  As soluções defendidas incluem managed security services, gestão da conformidade e suporte 24x7.

 

 

XPand-IT

 

Através da nossa “Paixão pela Excelência” oferecemos aos nossos clientes um conhecimento de topo em TI, permitindo assim que se foquem nas suas áreas de negócio. A Xpand IT proporciona os melhores recursos TI para responder as necessidades das suas empresas, com conhecimento, experiência  nos processos de negócio, contribuindo para a criação de valor permitindo assim a maximização do investimento em tecnologias de informação.

 

 

A Bright Academy, entidade formadora líder na gestão de projeto, atua em 3 vertentes: formação em gestão de projetos, gestão da mudança e área comportamental. A sua oferta abrange formandos a título particular, que entram na categoria de cursos de calendário, e formação talhada para empresas, os chamados cursos intraempresa ou b2b.

Sob a alçada da Bright Academy está o Bright Challenge – The Project Management Games – uma competição para gestores de projeto utilizando o SimulTrain.

A Bright Academy é acreditada pela DGERT, certificada pelo PMI como PMI REP e Prosci. A direção pedagógica é da responsabilidade do Prof. António Miguel.

Para mais informação www.bright-academy.com

A Bright Academy é uma marca da Bright Partners, dedicada exclusivamente à formação profissional.

Voltar ao topo

Institutional Partners

OUTMarketing

 

A OUTMarketing é a empresa de Outsourcing de Marketing especializada no sector das Tecnologias de Informação.
Disponibiliza um serviço completo, desde a elaboração do Plano de Marketing até à sua implementação através das diferentes acções nele incluídas e definidas, de acordo com o orçamento e a especificidade de cada negócio.


Voltar ao topo

Corpo Docente

Coordenação e Docência

Rui Ribeiro

Rui Ribeiro

Diretor Executivo da LISS – Lusofona Information Systems School, Professor na ULHT. Actualmente é Diretor de Sistemas de Informação da EP – Estradas de Portugal S.A.

Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”.


Docência

Eduardo Oliveira

Eduardo Oliveira

Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Mestrado em Informática de Gestão, com área de especialização em Inteligência Artificial e Sistemas Periciais pela mesma Universidade. Foi director de serviços na Accenture, onde trabalhou entre 1995 e 2003, e director de consultoria na Vantyx Systems até 2009. Actualmente é diretor de consultoria na BOND, com responsabilidade nas áreas de CRM, Portais, Integração e Gestão Documental.

 

 

João Batista

 

João Batista

Actualmente Technology Sales Representative na Oracle, tendo anteriormente sido Director Geral da Novell de 2006 a 2010, Territory Manager da McAffee entre 2005 e 2006. Licenciado em Engenharia Electrotécnica, ramo de "Telecomunicações e Electrónica" pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

 

 

Rui Santos

 

 

Rui Santos

Partner da InPar – In Partnership Business Consulting. Licenciado em Eng.ª Electrotécnica e Computadores pelo IST; Pós-Graduado em Gestão pelo INSEAD; Pós-Graduado em Marketing pelo ISCTE; Director de Serviço de Apoio a Clientes na TMN; Director de Serviço de Apoio a Clientes e Sistemas de Informação na ONI; Director de Customer Service na ONIWay / V; Director de Contact Centers na PT Comunicações; Presidente de Direcção da AproCS - Associação de Profissionais de Customer Service e Docente universitário na Universidade Católica de Lisboa, ISCTE - IUL, Universidade Nova de Lisboa e LISS – Lusofona Information System School.


 

João Rodrigues

João Rodrigues

Licenciado em Eng. Informática com pós-graduação em Gestão de SI para as organizações. É professor convidado para leccionar em várias faculdades nas cadeiras de IT Governance. Tem 19 anos de experiência na área das TI’s, trabalhou em empresas nacionais e multinacionais de referência em Portugal. Como formador de ITIL/ISO 20000, leccionou já para mais de 1000 pessoas, tanto nas versões 2 e 3 bem como em ISO 20000, sendo um formador reconhecido pelo IEFP com a certificação CAP.
É ITIL Manager V2 e Expert V3, sendo um dos poucos em Portugal que possui estas certificações de topo no ITIL. É igualmente certificado em nos vários níveis intermédios do ITIL V2 e V3 É ainda ISO 20000 Consultant bem como auditor na norma ISO 20000 para a APCER.
É um dos únicos formadores no país acreditados pela EXIN e APMG para dar formação em ITIL, ISO 20000 e MOF. Possui várias certificações Internacionais em Coaching e Programação Neuro Linguística. É ainda o mentor dos maiores grupos de discussão de ITIL e ISO 20000 em Portugal do Linkedin.

 


Nuno Teodoro

Licenciado em Engenharia Informática pelo ISCTE-IUL em 2009. Mestre em Engenharia Informática pelo ISCTE-IUL em 2011. Especialização na dissertação de mestrado no tema “Web Applications Security”, tendo sido distinguido com o prémio Academic M.Sc. Excellence Award pelo ISCTE-IUL em 2010 e “Best MasterDegree Student” pela Caixa Geral de Depósito e Academic Excellence Scholarship pela DGES em 2011.

Profissionalmente, passou pela Agência Espacial Europeia, Millenniumbcp, Noesis, Chief Security Officers e KPMG, onde trabalhou as áreas de Segurança da Informação. Actualmente é Business Unit Manager da área de Consultoria da Layer8, tendo como principais responsabilidades a gestão da área e da equipa de Consultoria, assim como a participação directa no apoio a CTSOs, CSOs e CIOs em projectos críticos de segurança de informação.

Possui as seguintes certificações profissionais: CPTE (Certified Penetration Testing Engineer) pela Mile2, ISO/IEC 27001:2005 Lead Implementer pela BSI e CISA (Certified Information Systems Auditor) e CISM (Certified Information Security Manager) pela ISACA.

 

Vasco Elvas

 

Vasco Elvas

Atualmente Head of Service Design and Innovation na Vodafone Portugal, onde exerce funções desde 2001. Licenciado em Informática, pelo Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É professor convidado para leccionar na Lusófona em cadeiras de computação móvel e possui 15 anos de experiência na área das TI’s e Telcos.

 

Rui Lamy

 

Rui Lamy

Rui Lamy conta com uma vasta experiência de multinacionais tendo trabalhado na Oracle como consultor sénior e na Software AG como director da área de Business Solutions. Neste momento é responsável técnico dos territórios de Portugal e Brasil, na evangelização e posicionamento da plataforma OutSystems e dos seus benefícios em organizações de qualquer área de negócio. Formou-se recentemente no The LisbonMBA e tem o grau de Engenheiro Informático pela Universidade Nova de Lisboa.
Voltar ao topo