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4ª Edição - IT Governance - Pós-graduação

4ª Edição

Pós-Graduação em IT Governance baseado em ITIL e ISO20000

 

*foco em ITIL, ISO/IEC 20000, ISO 27001, IPMA, BPMN

NOTA: A 1ª e 2ª Edição já gerou mais de 50 certificações aos alunos

Calendário - Estrutura Curricular - Prémios a alunos - Propinas - Docentes
Educational Partners - Institutional Partners - Media Partners - Atividade Fim de Semana


Inscrições Abertas
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Brochura de Curso
Brochura Pós-Graduação

Coordenação Científica e Direcção de Curso:
Eng. Rui Ribeiro
Eng. João Rodrigues

Objectivos:
Esta pós-graduação tem como objectivos:

  • Dotar os profissionais em gestão de serviços de Tis com conhecimentos teóricos e práticos com foco no ITIL e ISO 20000 ;
  • Fornecer os conhecimentos teóricos e práticos para a gestão de projectos, IT Governance baseado em Cobit, BPM e área comportamental sendo, estas áreas fundamentais âmbito de projectos de ITIL e ISO 20000;
  • Alargar as perspectivas de carreira dos participantes, pelo aumento do potencial técnico e científico e das capacidades de direcção e gestão na área de IT Governance e tudo o que isso implica.

Base fundamental para preparação de exames de certificação em:

  • BPM – Preparação para o exame da OMG Fundamentals - http://www.omg.org/oceb/
  • ITIL  Foundations Baseado na Versao 2011
  • ISO 20000 Foundations Baseado na Versao 2011
  • ISO 20000 Practitioner Baseado na Versao 2011
  • ITIL Avançado – Service Operations - Baseado na Versao 2011
  • ISO 27001 – Exame ISO 27002 Foundations
  • Cobit Foundations Baseado na Versao 5
  • Gestão de Projetos - Exame IPMA Nível D

Destinatários:
Profissionais das áreas de IT/Qualidade e outros actuando ou não nas áreas de serviços de IT, gestores, técnicos e consultores de sistemas e tecnologias de informação. Gestores de empresas e outros licenciados que pretendam iniciarem ou aprofundar os seus conhecimentos na área de IT Governance.

Habilitações de Acesso:
As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente. Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do curso tendo de ser avaliado pelos coordenadores do curso.

Reconhecimentos e Prémios a Alunos:

  • Certificação EasyVista (valor de mercado de 1.250,00€) para todos os alunos, com a atribuição de um iPad3 para a melhor nota na certificação

Calendário:
O curso decorrerá em dois semestres lectivos (2 blocos em cada) com início em Novembro de 2014.
Total de horas: 280

As aulas decorrerão em horário pós-laboral e sábados de manhã:
2ª e 4ª – 18h30-20h30 e 21h00-23h00
Sábados – 9h00-11h00 e 11h30-13h30

Todas as cadeiras terão uma avaliação: teste e/ou trabalho (individual ou grupo)

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Estrutura Curricular:

1º Bloco

Horas

ECTS

Estratégia de Sistemas de Informação

16

2

Rui Ribeiro

ITIL Foundations

20

2

João Rodrigues

Business Process Modeling

12

1


Gestão de Projectos em Modelo IPMA nível D

14

1


Seminários Empresariais I

4

0



2º Bloco

Horas

ECTS

Técnicas de Apresentação

8

1

Anabela Chastre

IT Governance usando Metodologia Cobit

16

2

Fernando Queirós

Processos Estratégia de Customer Service e Alinhamento de Sistemas de Informação

16

2

Rui Santos

ISO 20000 Foundations

16

2

João Rodrigues

Seminários Empresariais II

4

0


 

3º Bloco

Horas

ECTS

ISO 9001

16

2

Hermano Correia

Arquitectura Estratégica de Sistemas de Informação

16

2

Rui Ribeiro

ITIL Avançado - Service Operations

20

2

João Rodrigues

Gestão de Risco (ISO 31000)

14

1

Fernando Queirós

Gestão de equipas

8

1

Eduardo Torgal

Seminários Empresariais III

4

0


 

3º Bloco

Horas

ECTS

ISO 27001 - Conceitos Fundamentais

16

2

Nuno Teodoro

Ferramenta de Apoio a projectos de ITIL/ISO 20000

16

2

Hugo Batista

ISO 20000 Practioner

20

2

João Rodrigues

Liderança em Mercados Electrónicos

12

1

Pedro Caramez

Gestão do Conhecimento

8

1

Paulo Guedes

Seminários Empresariais IV

4

0


 

Seminários previstos:
- Em cada mês serão realizados vários seminários empresariais com apresentações de casos reais de implementação de projectos no mercado português e internacional
- Temas: IT Governance, Certificação Empresarial ISO20000, Arquitecturas de Sistemas de Informação, Inovação, Empreendedorismo, entre outros casos

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Propinas:
- Candidatura: 102,00 €uros
- Inscrição/Matricula: 198,00 €uros
- Propina Curso Global: 4.550,00€ em 10 prestações mensais de 455,00€ pagas a partir do mês de Início do Curso (inclui curso de fim de semana de Coaching e Inteligência Emocional, estadia e refeições)

- 1ª Época de Inscrições até 12 de Setembro de 2014 com 15% de desconto no valor da propina.

- 2ª Época de Inscrições até 10 de Outubro de 2014

 

Educational Partners


A SAFIRA desenvolve Soluções de Tecnologias de Informação e Gestão de Serviços TI para líderes na área Financeira, Seguradoras e de Telecomunicações & Media. A empresa alcançou um elevado reconhecimento em segmentos de Mercado de elevada sofisticação.

 







 

A Eneacoaching ( www.eneacoaching.com ) é pioneira em Portugal a trabalhar processos de Coaching e de treino à liderança com Eneagrama. A empresa disponibiliza serviços individuais e em Team facilitando a sabedoria de Eneagrama aplicado a desenvolvimento pessoal, liderança empresarial e projectos organizacionais de mudança sustentada.

Layer8
A Layer 8 é uma startup focada em soluções de segurança de informação e gestão de conformidade para organizações de grande e média dimensão, em Portugal e no estrangeiro.
Pretende analisar, proteger e validar a infra-estrutura organizacional, desde a rede à camada aplicacional para aferir a protecção da informação e compliance com standards e regulamentação da indústria.
Os seus profissionais detêm uma experiência baseada em projectos multidisciplinares realizados em instituições financeiras, empresas de retalho, energia, telecomunicações e indústria, bem como na administração pública.  As soluções defendidas incluem managed security services, gestão da conformidade e suporte 24x7.


Desde 1996 que a APCER - Associação Portuguesa de Certificação é a entidade certificadora de referência em Portugal, que lidera o mercado pelo rigor, pela diversidade da oferta, pelo investimento em inovação e desenvolvimento de novos produtos e pela cultura de exigência e responsabilidade.
A APCER presta serviços de Certificação, Educação & Formação e Auditoria & Inspecção. A actuação da APCER não se limita ao mercado nacional, estende-se a países lusófonos e a mercados vizinhos apostando em acompanhar sobretudo a internacionalização das empresas portuguesas.
A APCER é a única entidade representante no nosso país da rede IQNET - The International Certification Network, o que é sinónimo de certificação à escala global e de reconhecimento internacional das certificações atribuídas pela APCER.

 


 

Fornecemos soluções de IT Management, incluindo IT Service Management, IT Asset Management, CMDB e inventário automático.
O IT Management é um dos maiores desafios que os negócios enfrentarão nos próximos anos. Através de uma maior produtividade das TI, ajudamos a garantir uma maior competitividade ao mesmo tempo que controlamos os custos associados.

Institutional Partners

 

A OUTMarketing é a empresa de Outsourcing de Marketing especializada no sector das Tecnologias de Informação.
Disponibiliza um serviço completo, desde a elaboração do Plano de Marketing até à sua implementação através das diferentes acções nele incluídas e definidas, de acordo com o orçamento e a especificidade de cada negócio.

itSMF Portugal

 

A itSMF Portugal é a Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de Tecnologias de Informação. Presente em Portugal desde Outubro de 2003, a itSMF é a única organização verdadeiramente independente e internacionalmente reconhecida pelos Profissionais de Gestão de Serviços TI em todo o mundo.
Ao nível mundial, a itSMF tem actualmente mais de 6.000 empresas associadas, atingindo mais de 40.000 indivíduos.

 

 

A Quint Wellington Redwood é uma empresa de consultoria organizacional independente, inteiramente dedicada a resolver os desafios relacionados com as TIs. Operando em mais 49 países e em quatro continentes, a Quint está focada na estratégia, sourcing e gestão de serviços, criando e implementando mundialmente, as melhores práticas em organizações líderes de todas as indústrias. Fornecemos Consultoria, Análise de Desempenho e Formação através dos domínios de Gestão do Negócio e das TIs.

 

Grupo de Discussão ITIL em Portugal do LinkedIn foi criado a 1 de Março de 2009 e conta com mais de 1.200 pessoas. Este grupo tem como objectivo promover a discussão do ITIL em Portugal nas suas diversas vertentes. Projectos, Formação, Pessoas, Empresas, Ferramentas, Eventos, etc.

 

 

Betterskills Logo

A Better Skills afirma-se no mercado pela sua diferenciação, conhecimento e paixão pelas áreas de Service Management.
Apoia organizações a reduzirem custos através da adoção das melhores práticas de gestão de serviço com o intuito de aumentar a qualidade de excelência dos produtos dos seus clientes.

 

Quinta da Gafaria

A Quinta da Gafaria (www.quintadagafaria.com) fica situada a meio caminho entre as cidades de Santarém e Almeirim e a poucos metros da margem do Rio Tejo, em plena lezíria ribatejana.

O espaço de turismo rural da Quinta da Gafaria proporciona ao visitante o contacto direto com os diferentes animais que integram a exploração bovina, ovina, caprina e equídea, bem como a participação na atividade agrícola envolvente, para além do acesso às riquezas patrimoniais, gastronómicas e culturais da região envolvente.

 

 

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Media Partners

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Coordenação e Docência

 

Rui Ribeiro

Rui Ribeiro
Diretor Executivo da LISS – Lusofona Information Systems School, Professor na ULHT. Actualmente é Diretor de Sistemas de Informação da EP – Estradas de Portugal S.A..
Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”.

 

João Rodrigues

 

João Rodrigues
Licenciado em Eng. Informática com pós-graduação em Gestão de SI para as organizações. É professor convidado para leccionar em várias faculdades nas cadeiras de IT Governance. Tem 19 anos de experiência na área das TI’s, trabalhou em empresas nacionais e multinacionais de referência em Portugal. Como formador de ITIL/ISO 20000, leccionou já para mais de 1000 pessoas, tanto nas versões 2 e 3 bem como em ISO 20000, sendo um formador reconhecido pelo IEFP com a certificação CAP.
É ITIL Manager V2 e Expert V3, sendo um dos poucos em Portugal que possui estas certificações de topo no ITIL. É igualmente certificado em nos vários níveis intermédios do ITIL V2 e V3 É ainda ISO 20000 Consultant bem como auditor na norma ISO 20000 para a APCER.
É um dos únicos formadores no país acreditados pela EXIN e APMG para dar formação em ITIL, ISO 20000 e MOF. Possui várias certificações Internacionais em Coaching e Programação Neuro Linguística. É ainda o mentor dos maiores grupos de discussão de ITIL e ISO 20000 em Portugal do Linkedin.

 

Docentes



AnabelaChastre

 

 

Anabela Chastre

Anabela Chastre é consultora de Recursos Humanos e formadora nas áreas Comportamentais e de Desenvolvimento Pessoal (Liderança, Comunicação, Gestão de Equipas e Gestão de Recursos Humanos). É licenciada em Comunicação e Jornalismo e tem um Mestrado Executivo em Gestão de RH, pelo ISCTE. Trabalha em formação, consultoria e coaching há vários anos e treinou executivos em clientes como a Deloitte, a EDP, a Portugal Telecom e o Grupo Impresa, bem como clientes em Angola e Moçambique, como a Sonangol, a Somague, a Petrogal/Galp Moçambique e LAM - Linhas Áreas de Moçambique.

 



 

Fernando Queirós

 

Fernando Queirós
Associate Manager e o responsável pela Área de Internal Control, integrada no Centro de Competência IT Management na NOVABASE IMS.
Detentor de várias certificações internacionais e engenheiro técnico de formação, em Electrónica e Telecomunicações, tem 17 anos de experiência profissional nas áreas de Gestão de Projectos de TI, Controlo Interno, Gestão do Risco, Governo de TI, Compliance, Auditoria em TI, Gestão Documental e Business Process Management.

 

Rui Santos

 

Rui Santos
Sócio Gerente da InPar – In Partnership Business Consulting. Licenciado em Eng.ª Electrotécnica e Computadores pelo IST; Pós-Graduado em Gestão pelo INSEAD; Pós-Graduado em Marketing pelo ISCTE; Director de Serviço de Apoio a Clientes na TMN; Director de Serviço de Apoio a Clientes e Sistemas de Informação na ONI; Director de Customer Service na ONIWay / V; Director de Contact Centers na PT Comunicações; Presidente de Direcção da AproCS - Associação de Profissionais de Customer Service e Docente universitário na Universidade Católica de Lisboa, ISCTE - IUL, Universidade Nova de Lisboa e LISS – Lusofona Information System School.

 

Pedro Caramez

 

Pedro Caramez
Consultor de Marketing Digital e formador nas áreas de networking online e offline há vários anos, treinando empresários em Portugal e Brasil.
Advisor em Startups nacionais e internacionais.
Autor dos livros "Linkedin - como rentabilizar a sua presença online" e "Como Ter Sucesso no Linkedin".
Desempenha funções de professor do ensino profissional e universitário.
Professor convidado em diversas Pós-Graduações sobre Marketing Digital & Redes Sociais. Desde 2010, organiza o SOCIAL MEDIA DAY em Portugal - maior evento dedicado ao mundo digital em Portugal.

 

Eduardo Torgal

 

Eduardo Torgal
Business Master Coach pela Behavior Coaching School,
Membro do ICF e ertificado pela (ICC International Coaching Council). Practitioner em PNL, e Master Trainer Internacional em Coaching. Especialista em Psicologia Social e Influência com Neurolinguística. Formação base na área de Gestão. É professor convidado para áreas de Coaching, Liderança e Mudança Organizacional (Inst. Politécnico de Leiria). É co-Fundador e Partner da BeCoach, empresa de Business Coaching que actua em Portugal na área de Coaching de executivos e alta performance em liderança empresarial. É mentor e co-Fundador do Eneacoaching em Portugal e um dos primeiros profissionais do mundo a formar-se nesta valência.
É especialista em Coaching e liderança organizacional integrando a sabedoria do Eneagrama.

 

Nuno Teodoro

 

Nuno Teodoro

Licenciado em Engenharia Informática pelo ISCTE-IUL em 2009. Mestre em Engenharia Informática pelo ISCTE-IUL em 2011. Especialização na dissertação de mestrado no tema “Web Applications Security”, tendo sido distinguido com o prémio Academic M.Sc. Excellence Award pelo ISCTE-IUL em 2010 e “Best MasterDegree Student” pela Caixa Geral de Depósito e Academic Excellence Scholarship pela DGES em 2011.

Profissionalmente, passou pela Agência Espacial Europeia, Millenniumbcp, Noesis, Chief Security Officers e KPMG, onde trabalhou as áreas de Segurança da Informação. Actualmente é Business Unit Manager da área de Consultoria da Layer8, tendo como principais responsabilidades a gestão da área e da equipa de Consultoria, assim como a participação directa no apoio a CTSOs, CSOs e CIOs em projectos críticos de segurança de informação.

Possui as seguintes certificações profissionais: CPTE (Certified Penetration Testing Engineer) pela Mile2, ISO/IEC 27001:2005 Lead Implementer pela BSI e CISA (Certified Information Systems Auditor) e CISM (Certified Information Security Manager) pela ISACA.

 

 

Hugo Batista

 

Hugo Batista
Sénior PreSales & Consultant da STAFF&LINE com certificação EasyVista Expert e Certificação ITIL v3 Fondations. Possui 8 anos de experiência na área de Sistemas de Informação, tendo efectuado várias funções desde a análise, desenvolvimento, gestão de projectos, coordenação de equipas, serviços de consultoria e implementação de soluções. È formador EasyVista tendo já leccionando vários cursos de certificação EasyVista Foundation em Portugal.

 

 

Hermano Correia

Hermano Correia

Coordenador de processos de Certificação na APCER. Auditor ISO 9001, ISO 27001, ISO 20000 e SA 8000, e assessor Qweb e IQNET 9004, tendo certificações ISO 20000 e ITIL v3. Formador da APCER.

Com mais de 20 anos de experiência na área das TI’s, na administração de sistemas, na coordenação de projectos de desenvolvimento de software, e na consultoria em tecnologias de informação e na segurança de informação, em varias organizações nos mais diversos sectores de actividade. Larga experiencia na realização de auditorias em empresas de tecnologias de informação e participação em seminários e conferencias sobre a temática de implementação de sistemas de gestão neste sector de actividade.

Tem formação superior em Engª Electrotécnica e uma Pós-graduação em Gestão de Processos de Negócio Electrónico.

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Atividade Fim de Semana “Improviso, o guião do Homem moderno

Coaching e Inteligência Emocional

Quinta da Gafaria

 

LOCAL DA ATIVIDADE

 

Formadores da Atividade

João Cunha

João Cunha

Começou por escrever em blogs, notícias em sites de imprensa falsa, faz stand-up comedy, comédia de improviso e palestras sobre como lidar com o insucesso.
João Cunha, fez formação de stand-up comedy, clown, comédia de improviso e passou até pelas Produções Ficticias onde fez um curso de escrita para TV.
Coach, formado na Escola de Expertise Coaching International Trainning e com certifcação da Certified Coaches Federation, alia o desenvolvimento pessoal e o humor de uma forma prática e com excelentes resultados no contexto profissional e das empresas. Estes conceitos permitem o desenvolvimento de algumas capacidades como: falar em público, lidar com o erro e improvisação.
Com mais de uma centena de espetáculos, conferências e eventos destaca-se a participação no TEDxLisboa 2010 onde foi responsável pelo encerramento do evento.

 

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