Posgraduação IT Governance

Início – Novembro de 2017

Apresentação resumida do curso

A Pós-graduação em ITGovernance baseado em ITIL e ISO20000 é um curso avançado de Gestão de Sistemas de Informação, que junta a preparação de exames reconhecidos pelo mercado empresarial, com as bases fundamentais académicas de Sistemas de Informação.

Assim este curso é a Base fundamental para preparação de exames de certificação em:

  • BPM – Preparação para o exame da OMG Fundamentals – http://www.omg.org/oceb/;
  • ITIL Foundations;
  • ISO 20000 Foundations;
  • ISO 20000 Practitioner;
  • ITIL Avançado – Exame Service Operations;
  • ISO 27001 – Exame ISO 27002 Foundations;
  • Cobit 4.1 Foundations;
  • Gestão de Projectos – Exame IPMA Nível D
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Informações

  • Email:
    itgovernance@ulusofona.pt
  • Coordenação:
    Prof. Doutor Rui Ribeiro
    Eng. João Rodrigues
  • Secretariado:
    Doutora Alexandra Campos

Objectivos

  • Dotar os profissionais em gestão de serviços de TIs com conhecimentos teóricos e práticos com foco no ITIL e ISO 20000 ;
  • Fornecer os conhecimentos teóricos e práticos para a gestão de projectos, IT Governance baseado em Cobit, BPM e área comportamental sendo, estas áreas fundamentais âmbito de projectos de ITIL e ISO 20000;
  • Alargar as perspectivas de carreira dos participantes, pelo aumento do potencial técnico e científico e das capacidades de direcção e gestão na área de IT Governance e tudo o que isso implica.

Destinatários

  • Profissionais das áreas de IT/Qualidade e outros actuando ou não nas áreas de serviços de IT, gestores, técnicos e consultores de sistemas e tecnologias de informação.
  • Gestores de empresas e outros licenciados que pretendam iniciarem ou aprofundar os seus conhecimentos na área de IT Governance.

Habilitações de Acesso

As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente. Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados, mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do curso tendo de ser avaliado pelos coordenadores do curso. Realização de Entrevista Pessoal.

Calendário

O curso decorrerá em dois semestres lectivos (2 blocos em cada) com início em Novembro de 2017 e término em Maio de 2018. Total de horas: 280 As aulas decorrerão em horário pós-laboral e sábados de manhã:
  • 2ª, 3ª e 4ª – 18h30-20h30 e 21h00-23h00
  • Sábados – 9h00-11h00 e 11h30-13h30
Todas as cadeiras terão uma avaliação: teste e/ou trabalho (individual ou grupo)

Estrutura Curricular

1º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Gestão Estratégica Empresarial e de SI 4 16 Rui Ribeiro
ITIL Foundations 4 20 João Rodrigues
Business Process Modeling 2 12 José Brás
Gestão de Projectos em Modelo IPMA nível D 2 14 Adelino C. Rodrigues
2º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Técnicas de Apresentação 2 8 Anabela Chastre
Empreendedorismo e Projeto Empresarial 4 20 José Rui Soares
IT Governance usando Metodologia Cobit 3 14 Fernando Queirós
Processos Estratégia de Customer Service e Alinhamento de Sistemas de Informação 4 16 Rui Santos
ISO 20000 Foundations 2 16 João Rodrigues
3º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
ISO 9001 2 16 Hermano Rodrigues
Arquitectura Estratégica de Sistemas de Informação 3 16 Rui Ribeiro
ITIL – Service Operations 4 20 João Rodrigues
Gestão de Risco (ISO 31000) 2 14 Fernando Queirós
Gestão de Equipas, Recursos Humanos e Coaching 2 12 Mário Ceitil
4º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
ISO 27001 – Conceitos Fundamentais de Segurança de Informação 3 14 Hugo Fernandes
Ferramenta de Apoio a projectos de ITIL/ISO 20000 2 16 Hugo Batista
ISO 20000 Practioner 2 20 João Rodrigues
IT Governance usando Metodologia Cobit 3 14 Fernando Queirós
Liderança em Mercados Electrónicos 2 12 Pedro Caramez
Gestão do Conhecimento 2 8 Paulo Guedes

Seminários previstos

– Em cada mês serão realizados vários seminários empresariais com apresentações de casos reais de implementação de projectos no mercado português e internacional – Temas: Gestão, Logística, Operações, IT Governance, Arquitecturas de Sistemas de Informação, Inovação, Empreendedorismo, entre outros casos

Propinas

  • Candidatura: 25,00 €uros – Inscrição/Matricula: 200,00 €uros
  • Propina Curso Global: 4.550,00€ em 8 prestações mensais (inclui curso de fim de semana de Coaching e Inteligência Emocional, estadia e refeições)
  • 1ª Época de Inscrições até 9 de Setembro de 2017 com 15% de desconto no valor da propina.
  • 2ª Época de Inscrições até 14 de Outubro de 2017

Formulários Online de Inscrição
clique na opção/link adequado à sua situação

Se não tem curso superior

Se tem curso superior

Educational Partners

A Layer 8 é uma empresa focada em soluções de segurança de informação e gestão de conformidade para organizações de grande e média dimensão, em Portugal e no estrangeiro. Pretende analisar, proteger e validar a infra-estrutura organizacional, desde a rede à camada aplicacional para aferir a protecção da informação e compliance com standards e regulamentação da indústria. Os seus profissionais detêm uma experiência baseada em projectos multidisciplinares realizados em instituições financeiras, empresas de retalho, energia, telecomunicações e indústria, bem como na administração pública. As soluções defendidas incluem managed security services, gestão da conformidade e suporte 24×7.

Desde 1996 que a APCER – Associação Portuguesa de Certificação é a entidade certificadora de referência em Portugal, que lidera o mercado pelo rigor, pela diversidade da oferta, pelo investimento em inovação e desenvolvimento de novos produtos e pela cultura de exigência e responsabilidade. A APCER presta serviços de Certificação, Educação & Formação e Auditoria & Inspecção. A actuação da APCER não se limita ao mercado nacional, estende-se a países lusófonos e a mercados vizinhos apostando em acompanhar sobretudo a internacionalização das empresas portuguesas. A APCER é a única entidade representante no nosso país da rede IQNET – The International Certification Network, o que é sinónimo de certificação à escala global e de reconhecimento internacional das certificações atribuídas pela APCER.

A Easyvista fornece soluções de IT Management, incluindo IT Service Management, IT Asset Management, CMDB e inventário automático. O IT Management é um dos maiores desafios que os negócios enfrentarão nos próximos anos. Através de uma maior produtividade das TI, ajudamos a garantir uma maior competitividade ao mesmo tempo que controlamos os custos associados.

Institutional Partners

A OUTMarketing é a empresa de Outsourcing de Marketing especializada no sector das Tecnologias de Informação. Disponibiliza um serviço completo, desde a elaboração do Plano de Marketing até à sua implementação através das diferentes acções nele incluídas e definidas, de acordo com o orçamento e a especificidade de cada negócio.

A itSMF Portugal é a Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de Tecnologias de Informação. Presente em Portugal desde Outubro de 2003, a itSMF é a única organização verdadeiramente independente e internacionalmente reconhecida pelos Profissionais de Gestão de Serviços TI em todo o mundo. Ao nível mundial, a itSMF tem actualmente mais de 6.000 empresas associadas, atingindo mais de 40.000 indivíduos.

A Quint Wellington Redwood é uma empresa de consultoria organizacional independente, inteiramente dedicada a resolver os desafios relacionados com as TIs. Operando em mais 49 países e em quatro continentes, a Quint está focada na estratégia, sourcing e gestão de serviços, criando e implementando mundialmente, as melhores práticas em organizações líderes de todas as indústrias. Fornecemos Consultoria, Análise de Desempenho e Formação através dos domínios de Gestão do Negócio e das TIs.

Coordenação e Docência

Rui Ribeiro Atualmente é Diretor Geralda IPTelecom e Diretor Comercial e Desenvolvimento de Negócio da Infraestruturas de Portugal S.A., Tendo anteriormente sido Diretor de Sistemas de Informação na EP – Estradas de Portugal S.A. e Professional Services Manager da Sybase Inc. em Portugal. É ainda Diretor Executivo da LISS – Lusofona Information Systems School e Docente da ULHT. Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”.

Docentes

João Rodrigues Licenciado em Eng. Informática com pós-graduação em Gestão de SI para as organizações. É professor convidado para leccionar em várias faculdades nas cadeiras de IT Governance. Tem 19 anos de experiência na área das TI’s, trabalhou em empresas nacionais e multinacionais de referência em Portugal. Como formador de ITIL/ISO 20000, leccionou já para mais de 1000 pessoas, tanto nas versões 2 e 3 bem como em ISO 20000, sendo um formador reconhecido pelo IEFP com a certificação CAP. É ITIL Manager V2 e Expert V3, sendo um dos poucos em Portugal que possui estas certificações de topo no ITIL. É igualmente certificado em nos vários níveis intermédios do ITIL V2 e V3 É ainda ISO 20000 Consultant bem como auditor na norma ISO 20000 para a APCER. É um dos únicos formadores no país acreditados pela EXIN e APMG para dar formação em ITIL, ISO 20000 e MOF. Possui várias certificações Internacionais em Coaching e Programação Neuro Linguística. É ainda o mentor dos maiores grupos de discussão de ITIL e ISO 20000 em Portugal do Linkedin.

Paulo Guedes Executive Manager na Espírito Santo Informática, onde é responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Arquitectura Empresarial, Risco de IT e Processos e Qualidade de Sistemas de Informação. Foi professor associado do Departamento de Engenharia Informática do IST. Actualmente é professor associado na ULHT. Foi co-autor dos livros Fundamentos de Sistemas Operativos e Tecnologia de Sistemas Distribuídos. Tem uma licenciatura, mestrado e doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo IST.

Anabela Chastre Licenciada em Comunicação e Jornalismo (IPES), tem uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (ISCTE) e um Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, pelo ISCSP. Conta com cerca de 15 anos de experiência na área da Formação Comportamental e de Desenvolvimento Pessoal com projectos desenvolvidos em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. É Coach Profissional Certificada pela INCTA/ ICF-International Coach Federation, e já trabalhou com executivos de grandes empresas nacionais e internacionais. Faz palestras sobre o tema da Atitude Certa em eventos corporativos, é oradora convidada em eventos de Liderança e Motivação e escreve artigos de opinião na edição da (RHonline). É autora do livroAtitude Certa, lançado em Setembro de 2015.

Hugo Fernandes Consulting Services Manager da LAYER8 e licenciado em Organização e Sistemas de Informação. Esteve envolvido em diferentes programas/projetos transversais de âmbito Europeu durante a sua carreira onde aplicou as melhores práticas associadas à Segurança da Informação, Continuidade de Negócios e Gestão de Projetos. A experiência acumulada nos programas/projetos foi diversificada e distribuída em diferentes sectores de atividade, tais como os sectores financeiro, de telecomunicações ou da consultoria. Possui várias certificações que comprovam o profissionalismo e experiência de onde se relevam Lead Auditor ISO 27001 (ISO/IEC), PMP® ou Lead Implementer ISO 27001 (ISO/IEC).

Rui Santos Sócio Gerente da InPar – In Partnership Business Consulting. Licenciado em Eng.ª Electrotécnica e Computadores pelo IST; Pós-Graduado em Gestão pelo INSEAD; Pós-Graduado em Marketing pelo ISCTE; Director de Serviço de Apoio a Clientes na TMN; Director de Serviço de Apoio a Clientes e Sistemas de Informação na ONI; Director de Customer Service na ONIWay / V; Director de Contact Centers na PT Comunicações; Presidente de Direcção da AproCS – Associação de Profissionais de Customer Service e Docente universitário na Universidade Católica de Lisboa, ISCTE – IUL, Universidade Nova de Lisboa e LISS – Lusofona Information System School.

Pedro Caramez Consultor de Marketing Digital e desenvolve programas de apoio e capacitação no recrutamento de talento (social Recruiting); Vendas (social Selling), estratégias de comunicação através do Linkedin e Programas de Employee Advocacy. Autor dos livros “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online” e “Como Ter Sucesso no Linkedin”. Advisor em Startups nacionais e internacionais. Professor convidado em diversas Pós-Graduações sobre Marketing Digital & Redes Sociais.

Fernando Queirós Associate Manager e o responsável pela Área de Internal Control, integrada no Centro de Competência IT Management na NOVABASE IMS. Detentor de várias certificações internacionais e engenheiro técnico de formação, em Electrónica e Telecomunicações, tem 17 anos de experiência profissional nas áreas de Gestão de Projectos de TI, Controlo Interno, Gestão do Risco, Governo de TI, Compliance, Auditoria em TI, Gestão Documental e Business Process Management.

Hugo Batista Sénior PreSales & Consultant da STAFF&LINE com certificação EasyVista Expert e Certificação ITIL v3 Fondations. Possui 8 anos de experiência na área de Sistemas de Informação, tendo efectuado várias funções desde a análise, desenvolvimento, gestão de projectos, coordenação de equipas, serviços de consultoria e implementação de soluções. È formador EasyVista tendo já leccionando vários cursos de certificação EasyVista Foundation em Portugal.

Hermano Correia Coordenador de processos de Certificação na APCER. Auditor ISO 9001, ISO 27001, ISO 20000 e SA 8000, e assessor Qweb e IQNET 9004, tendo certificações ISO 20000 e ITIL v3. Formador da APCER. Com mais de 20 anos de experiência na área das TI’s, na administração de sistemas, na coordenação de projectos de desenvolvimento de software, e na consultoria em tecnologias de informação e na segurança de informação, em varias organizações nos mais diversos sectores de actividade. Larga experiencia na realização de auditorias em empresas de tecnologias de informação e participação em seminários e conferencias sobre a temática de implementação de sistemas de gestão neste sector de actividade. Tem formação superior em Engª Electrotécnica e uma Pós-graduação em Gestão de Processos de Negócio Electrónico.

Atividade Fim de Semana
“Improviso, o guião do Homem moderno”
Coaching e Inteligência Emocional

Local da Atividade

Formador da Atividade

João Cunha João Cunha, tem 42 anos e nasceu na Beira em Moçambique. Hoje é comediante, co-autor e protagonista do ‘mok documentary’ O Humorista, que passa na SIC Radical. Complementou a sua formação artística com um curso de Life Coaching, que alia às técnicas de Improviso e Clown, em dinâmicas que promovem o auto-conhecimento e aumentam os skills comunicacionais dos indivíduos. Promove esta actividade em empresas, onde desenvolve vários workshops sobre a comunicação e o aprender a lidar com o erro, designados por «Improviso – O Guião do Homem Moderno!» Ao longo da sua vida esteve envolvido em vários projectos, dos quais se destaca a fundação e presidência da PSOPortugal -Associação Portuguesa de Psoríase.