Posgraduação em Gestão de Projetos PMI

“A preparar o Project Management para os Líderes”

Apresentação resumida do curso

A pós-graduação em gestão de projetos assegura uma formação atualizada e abrangente nas três áreas – contextuais, comportamentais e técnicas – em que o PMBOK Guide e outros standards do Project Management Institute (PMI) enquadram as competências necessárias a um desempenho de excelência, de acordo com as melhores práticas internacionais.

O curso prepara igualmente os alunos para o exame de certificação PMP®-Project Management Professional do PMI, a certificação internacional em gestão de projetos mais reconhecida e reputada.

A parceria com a Bright Academy, acreditada como R.E.P. – Registered Education Provider do PMI, assegura o acesso a docentes com experiência profissional reconhecida internacionalmente e conteúdos de elevada qualidade nas diversas áreas de conhecimento da gestão de projetos. Para além disso, permite aos alunos auferirem de créditos (PDU-Professional Development Units) para se poderem candidatar à certificação PMP, em virtude de os principais módulos do curso terem sido submetidos pela Bright Academy à acreditação pelo PMI.

Download da brochura

Informações

  • Email:
    pgppmi@ulusofona.pt
  • Coordenação:
    Prof. Doutor Rui Ribeiro
  • Secretariado:
    Doutora Alexandra Campos

Objectivos

Ao concluírem o curso os alunos estarão aptos a:
  • Integrar equipas de gestão de projetos multidisciplinares orientados para a satisfação das expetativas do sponsor e do cliente, cumprindo os prazos, orçamentos e requisitos de qualidade acordados.
  • Identificar e gerir eficazmente os fatores críticos de sucesso dos projetos sob a sua responsabilidade.
  • Planear e controlar as actividades do projecto, focalizando-se nos resultados e tendo em conta a envolvente de negócio, os factores humanos e o risco.
  • Utilizar técnicas de avaliação financeira de projetos e participar ativamente na construção do business case do projeto.
  • Motivar a equipa de projeto e gerir eficazmente os conflitos, bem como conduzir negociações geradoras de valor para todas as partes.
  • Gerir a mudança organizacional e ambiental que todo o projeto forçosamente provoca, de acordo com as melhores práticas internacionais.
  • Definir e implementar políticas de gestão de programas e portefólios de projetos.
  • Candidatar-se à certificação PMP do Project Management Institute e realizar, com sucesso, o respetivo exame.

Destinatários

  • Profissionais e Líderes das áreas de Gestão Empresarial que estejam diariamente envolvidos em gestão de projetos sustentados em Sistemas de Informação.
  • Gestores de projeto e chefes de equipa
  • Elementos de equipas de projeto com experiência
  • Outros stakeholders de projetos que pretendam conhecer os processos e técnicas de gestão de projetos e/ou enveredar por uma carreira de gestão de projetos

Habilitações de Acesso

As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente.

Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados, mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do curso tendo de ser avaliado pelos coordenadores do curso.

Realização de Entrevista Pessoal.

Calendário

O curso decorrerá em 4 blocos de aulas com início em Novembro de 2017 e término em Maio de 2018.
Total de horas: 300

As aulas decorrerão em horário pós-laboral e sábados de manhã:

  • 2ª e 4ª – 18h30-20h30 e 21h00-23h00
  • Sábados – 9h00-11h00 e 11h30-13h30

Todas as cadeiras terão uma avaliação: teste e/ou trabalho (individual ou grupo)

Estrutura Curricular

1º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Gestão Estratégica Empresarial e de SI 4 16 Rui Ribeiro
ITIL Foundations 4 20 João Rodrigues
Modelo de Processos e Seleção de Projetos 2 12 João Virott da Costa
2º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Planeamento e Controlo de Projetos (inclui MS Project) 4 36 Miguel Melo
Arquitectura Estratégica de Sistemas de Informação 3 16 Rui Ribeiro
Processos Estratégia de Customer Service e Alinhamento de Sistemas de Informação 4 16 Rui Santos
Gestão do Conhecimento 2 8 Paulo Guedes
3º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Gestão do Risco e da Qualidade 1 12 Fernando Queirós
Liderança e Motivação de Equipas 1 12 Anabela Chastre
Negociação e Gestão de Conflitos 1 12 Filipe Paula Cardoso
Projetos e Gestão da Mudança 1 8 João Virott da Costa
4º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Gestão de Programas e Portfolios 1 8 Pedro Pardal
Liderança em Mercados Electrónicos 2 12 Pedro Caramez
Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software 1 12 Paulo Faroleiro
Preparação para Exame de Certificação PMP 2 16 Miguel Melo

Seminários previstos

  • Em cada mês serão realizados vários seminários empresariais com apresentações de casos reais de implementação de projectos no mercado português e internacional
  • Temas: Gestão, Logística, Operações, IT Governance, Arquitecturas de Sistemas de Informação, Inovação, Empreendedorismo, entre outros casos

Propinas

  • Candidatura: 25,00 €uros – Inscrição/Matricula: 200,00 €uros
  • Propina Curso Global: 4.700,00€ em 8 prestações mensais  (inclui curso de fim de semana de Coaching e Inteligência Emocional, estadia e refeições)
  • 1ª Época de Inscrições até 9 de Setembro de 2017 com 15% de desconto no valor da propina.
  • 2ª Época de Inscrições até 14 de Outubro de 2017

Educational Partners

A Bright Academy, entidade formadora líder na gestão de projeto, atua em 3 vertentes: formação em gestão de projetos, gestão da mudança e área comportamental. A sua oferta abrange formandos a título particular, que entram na categoria de cursos de calendário, e formação talhada para empresas, os chamados cursos intraempresa ou b2b.

Sob a alçada da Bright Academy está o Bright Challenge – The Project Management Games – uma competição para gestores de projeto utilizando o SimulTrain.

A Bright Academy é acreditada pela DGERT, certificada pelo PMI como PMI REP e Prosci. A direção pedagógica é da responsabilidade do Prof. António Miguel.

A Bright Academy é uma marca da Bright Partners, dedicada exclusivamente à formação profissional.


Institutional Partners

A OUTMarketing é a empresa de Outsourcing de Marketing especializada no sector das Tecnologias de Informação. Disponibiliza um serviço completo, desde a elaboração do Plano de Marketing até à sua implementação através das diferentes acções nele incluídas e definidas, de acordo com o orçamento e a especificidade de cada negócio.


Coordenação e Docência

Rui Ribeiro Atualmente é Diretor Geral da IPTelecom e Diretor Comercial e Desenvolvimento de Negócio da Infraestruturas de Portugal S.A., Tendo anteriormente sido Diretor de Sistemas de Informação na EP – Estradas de Portugal S.A. e Professional Services Manager da Sybase Inc. em Portugal.

É ainda Diretor Executivo da LISS – Lusofona Information Systems School e Docente da ULHT. Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”.


Docentes

João Rodrigues Licenciado em Eng. Informática com pós-graduação em Gestão de SI para as organizações. É professor convidado para leccionar em várias faculdades nas cadeiras de IT Governance. Tem 19 anos de experiência na área das TI’s, trabalhou em empresas nacionais e multinacionais de referência em Portugal. Como formador de ITIL/ISO 20000, leccionou já para mais de 1000 pessoas, tanto nas versões 2 e 3 bem como em ISO 20000, sendo um formador reconhecido pelo IEFP com a certificação CAP.

É ITIL Manager V2 e Expert V3, sendo um dos poucos em Portugal que possui estas certificações de topo no ITIL. É igualmente certificado em nos vários níveis intermédios do ITIL V2 e V3 É ainda ISO 20000 Consultant bem como auditor na norma ISO 20000 para a APCER. É um dos únicos formadores no país acreditados pela EXIN e APMG para dar formação em ITIL, ISO 20000 e MOF. Possui várias certificações Internacionais em Coaching e Programação Neuro Linguística. É ainda o mentor dos maiores grupos de discussão de ITIL e ISO 20000 em Portugal do Linkedin.


Fernando Queirós Associate Manager e o responsável pela Área de Internal Control, integrada no Centro de Competência IT Management na NOVABASE IMS. Detentor de várias certificações internacionais e engenheiro técnico de formação, em Electrónica e Telecomunicações, tem 17 anos de experiência profissional nas áreas de Gestão de Projectos de TI, Controlo Interno, Gestão do Risco, Governo de TI, Compliance, Auditoria em TI, Gestão Documental e Business Process Management.


Rui Santos Sócio Gerente da InPar – In Partnership Business Consulting. Licenciado em Eng.ª Electrotécnica e Computadores pelo IST; Pós-Graduado em Gestão pelo INSEAD; Pós-Graduado em Marketing pelo ISCTE; Director de Serviço de Apoio a Clientes na TMN; Director de Serviço de Apoio a Clientes e Sistemas de Informação na ONI; Director de Customer Service na ONIWay / V; Director de Contact Centers na PT Comunicações; Presidente de Direcção da AproCS – Associação de Profissionais de Customer Service e Docente universitário na Universidade Católica de Lisboa, ISCTE – IUL, Universidade Nova de Lisboa e LISS – Lusofona Information System School.


Pedro Caramez Consultor de Marketing Digital e desenvolve programas de apoio e capacitação no recrutamento de talento (social Recruiting); Vendas (social Selling), estratégias de comunicação através do Linkedin e Programas de Employee Advocacy. Autor dos livros “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online” e “Como Ter Sucesso no Linkedin”. Advisor em Startups nacionais e internacionais. Professor convidado em diversas Pós-Graduações sobre Marketing Digital & Redes Sociais.


Anabela Chastre Licenciada em Comunicação e Jornalismo (IPES), tem uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (ISCTE) e um Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, pelo ISCSP. Conta com cerca de 15 anos de experiência na área da Formação Comportamental e de Desenvolvimento Pessoal com projectos desenvolvidos em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. É Coach Profissional Certificada pela INCTA/ ICF-International Coach Federation, e já trabalhou com executivos de grandes empresas nacionais e internacionais.

Faz palestras sobre o tema da Atitude Certa em eventos corporativos, é oradora convidada em eventos de Liderança e Motivação e escreve artigos de opinião na edição da (RHonline). É autora do livroAtitude Certa, lançado em Setembro de 2015.


Carlos Jorge Carvalho Diretor da Banca de Empresas do Banco BPI desde 1994. Doutoramento em Gestão de Empresas (DBA) pelo ISCTE (2011), Mestrado em Marketing pelo ISEG (2009), Pós Graduação em Marketing Management pelo ISEG (2007) e Licenciatura em Economia pela FEUC (1988).


Filipe Paula Cardoso Atualmente tem o cargo de Head of IT do Banco CTT, tendo antes desempenhado funções como Director de Sistemas de Informação do Banif Banco de Investimento com mais de quinze anos de experiência na área financeira. O seu percurso inclui uma passagem pela consultoria em Sistemas de Informação. Possuiu ainda experiência em acções de formação a empresas na área de Negociação.

Licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova. MBA na Universidade Católica, com dupla especialização em Gestão Geral e Gestão de Informação. Fez também duas Pós Graduações na Harvard Business School, uma em Negociação e outra em Gestão e Liderança.

Atividade Fim de Semana
“Improviso, o guião do Homem moderno”
Coaching e Inteligência Emocional

Local da Atividade

Formador da Atividade

João Cunha João Cunha, tem 42 anos e nasceu na Beira em Moçambique. Hoje é comediante, co-autor e protagonista do ‘mok documentary’ O Humorista, que passa na SIC Radical. Complementou a sua formação artística com um curso de Life Coaching, que alia às técnicas de Improviso e Clown, em dinâmicas que promovem o auto-conhecimento e aumentam os skills comunicacionais dos indivíduos. Promove esta actividade em empresas, onde desenvolve vários workshops sobre a comunicação e o aprender a lidar com o erro, designados por «Improviso – O Guião do Homem Moderno!» Ao longo da sua vida esteve envolvido em vários projectos, dos quais se destaca a fundação e presidência da PSOPortugal -Associação Portuguesa de Psoríase.