MBA Sistemas de Informação e Empreendedorismo

7ª Edição: início – Novembro de 2018 – Inscrições abertas

Apresentação resumida do curso

O MBA de Sistemas de Informação é um curso avançado de Gestão de Sistemas de Informação e Empreendedorismo. Este curso dispõe de uma estrutura assente em três vetores: Sistemas de Informação, Gestão e Empreendedorismo. Assim, garante-se a aquisição das competências fundamentais para a gestão empresarial e de empreendedorismo de qualquer profissional e executivo de organizações que estejam em mercados competitivos nacionais e internacionais. O vetor de Gestão de Sistemas de informação suporta todo o conhecimento avançado sobre o papel que os Sistemas de Informação têm no desenvolvimento da eficácia e eficiência das empresas. Adicionalmente, este MBA permitirá o desenvolvimento de ideias inovadoras, capazes de se tornarem empresas e a sua apresentação a investidores de mercado, integrando os alunos diretamente com projetos da incubadora de ideias e empresas PLAY – Creative Ideas. O MBA de Sistemas de Informação e Empreendedorismo apresenta um curriculum inovador e integrado, pois é:
  • baseado nas melhores práticas mundiais de conhecimento empresarial;
  • integrado diretamente com os ambientes de investigação, desenvolvimento e inovação da universidade e de empresas parceiras;
  • suportado pelas diferentes variáveis de responsabilidade social e ética empresarial;
  • baseado em diversas interações de aprendizagem única de ambientes teóricos e práticos e de fortes desenvolvimentos de competências interpessoais;
Adicionalmente, o MBA de Sistemas de Informação e Empreendedorismo permite um conjunto alargado de experiências extracurriculares, as quais pertencem ao programa geral do curso, oferecendo assim uma oportunidade única de aumento da rede pessoal e empresarial aos alunos, que lhes permite potenciar fortemente o seu sucesso pessoal e profissional.
Download da brochura

Informações

  • Email: mbasi@ulusofona.pt
  • Coordenação: Prof. Doutor Rui Ribeiro
  • Secretariado: Doutora Alexandra Campos

Objectivos

  • Potenciar o crescimento profissional de conhecimentos e competências em ambientes empresariais fortemente competitivos
  • Desenvolvimento de Projetos Empresariais, integrados na incubadora PLAY, capazes de ser inovadores para o mercado e de investimento por Venture Capitals e Business Angels
  • Capacidade de gerir e definir estratégias sustentadas de Sistemas de Informação, de Gestão Financeira, de Marketing Empresarial
  • Preparar líderes para aceder a posições de relevo no seio do mercado empresarial português e internacional

Destinatários

  • Profissionais e Líderes das áreas de Gestão Empresarial
  • Profissionais e consultores de Tecnologias de Informação que carecem de bases de gestão, de empreendedorismo e liderança.
  • Gestores de empresas e outros profissionais que pretendam iniciarem ou aprofundar os seus conhecimentos na área de Sistemas de Informação geral

Habilitações de Acesso

  • As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente.
  • Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados, mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do curso tendo de ser avaliado pelos coordenadores do curso.
  • Realização de Entrevista Pessoal.

Calendário

O curso decorrerá em 4 blocos de aulas com início em Novembro de 2018 e término em Maio de 2019. Total de horas: 300 As aulas decorrerão em horário pós-laboral e sábados de manhã:
  • 2ª, 3ª e 4ª – 18h30-20h30 e 21h00-23h00
  • Sábados – 9h00-11h00 e 11h30-13h30

Avaliação

Todas as cadeiras terão uma avaliação: teste e/ou trabalho (individual ou grupo)

Estrutura Curricular

Unidade Curricular

Docente

Bloco

Designação ECTS Horas contacto Nome

Habilitação

Bloco 1 – Estratégia e Gestão Empresarial
Finanças e Contabilidade Financeira 4 16 Rui Cardoso Mestre/MBA
Marketing Digital 2 12 Nino Carvalho / Sandra Turchi Doutorando / Pos-graduada
Modelação de Processos BPMN 2 12 José Cascais Brás Mestre
Estratégia Empresarial e SI 4 16 Rui Ribeiro Doutorado
Técnicas de Apresentação 1 8 Anabela Chastre Licenciado
Empreendedorismo e Projeto Empresarial – Módulo I 1 8 José Rui Soares Licenciado
Bloco 2 – Serviços e Negócio
Customer Service e Customer Experience 4 14 Rui Santos Posgraduado
Gestão e Modelos de Negócio Empresarial 2 12 Carlos Carvalho Doutorado
Direito Empresarial 2 12 Rui Dinis Mestre
Transformação Digital e Arquiteturas de Sistemas de Informação 4 16 Rui Ribeiro Doutorado
Gestão de Projectos 2 12 Eduardo Oliveira Mestre
Empreendedorismo e Projeto Empresarial – Módulo II 1 8 José Rui Soares Licenciado
Bloco 3 – Metodologias IT e Softskills
Gestão de Equipas, Recursos Humanos e Coaching 2 12 Anabela Chastre Licenciado
Liderança em Negócios Eletrónicos 2 12 Pedro Caramez Posgraduado
IT Governance usando Metodologia Cobit 4 14 Fernando Queirós Licenciado
Gestão Lean em Equipas do Conhecimento 2 12 Paulo Guedes Doutorado
Negociação 2 12 Rui Cardoso Mestre/MBA
ITIL Foundations 4 16 João Rodrigues Licenciado
Empreendedorismo e Projeto Empresarial – Módulo III 1 8 José Rui Soares Licenciado
Bloco 4 –  Tecnologias Chave e Segurança de Informação
Business Intelligence 2 12 Ricardo Ramos Licenciado
Software Engineering 2 12 Paulo Faroleiro Doutorado
Engenharia de Requisitos e Testes de Software 2 12 Filipe Nuno Carlos Posgraduado/MBA
Mobile Computing 2 12 Pedro Henriques Licenciado
ISO 27001 – Segurança de Informação 2 12 Luis Azevedo Mestrado
Empreendedorismo e Projeto Empresarial – Módulo IV 1 8 José Rui Soares Licenciado

Em cada mês serão realizados vários seminários empresariais com apresentações de casos reais de implementação de projectos no mercado português e internacionalSeminários previstos

  • Temas: Gestão, Logística, Operações, IT Governance, Arquitecturas de Sistemas de Informação, Inovação, Empreendedorismo, entre outros casos

Propinas

  • Candidatura: 25,00 €uros – Inscrição/Matricula: 200,00 €uros
  • Propina Curso Global: 4.950,00€ em 8 prestações mensais (inclui curso de fim de semana de Coaching e Inteligência Emocional, estadia e refeições)
  • 1ª Época de Inscrições até 9 de Setembro de 2017 com 15% de desconto no valor da propina.
  • 2ª Época de Inscrições até 14 de Outubro de 2017

Formulários Online de Inscrição clique na opção/link adequado à sua situação

Se não tem curso superior Se tem curso superior

Educational Partners

A Layer 8 é uma empresa focada em soluções de segurança de informação e gestão de conformidade para organizações de grande e média dimensão, em Portugal e no estrangeiro. Pretende analisar, proteger e validar a infra-estrutura organizacional, desde a rede à camada aplicacional para aferir a protecção da informação e compliance com standards e regulamentação da indústria. Os seus profissionais detêm uma experiência baseada em projectos multidisciplinares realizados em instituições financeiras, empresas de retalho, energia, telecomunicações e indústria, bem como na administração pública. As soluções defendidas incluem managed security services, gestão da conformidade e suporte 24×7.

A WinTrust é uma empresa de capital nacional, fundada em 2006, focada nas seguintes áreas de especialização:
  • Testes ao Software – Testes Funcionais, Performance e Usabilidade
  • Consultoria em Metodologias de Teste
  • Apoio ao cliente final através de Testes de Aceitação e de Serviços de Mediação.

A WhatEver SGPS foi fundada por um grupo de empreendedores individuais que acreditam na possibilidade de criação de valor através de um ecosistema capaz de potenciar inovação, novas tecnologias líder e soluções de negócio de ponta. Baseado nesta crença, esta venture de sucesso foi colocada em marcha e continua bastante ativa no mercado, mantendo sempre o seu focus centrado na área das Tecnologias de Informação.

Através da nossa “Paixão pela Excelência” oferecemos aos nossos clientes um conhecimento de topo em TI, permitindo assim que se foquem nas suas áreas de negócio. A Xpand IT proporciona os melhores recursos TI para responder as necessidades das suas empresas, com conhecimento, experiência nos processos de negócio, contribuindo para a criação de valor permitindo assim a maximização do investimento em tecnologias de informação.

Institutional Partners

A OUTMarketing é a empresa de Outsourcing de Marketing especializada no sector das Tecnologias de Informação. Disponibiliza um serviço completo, desde a elaboração do Plano de Marketing até à sua implementação através das diferentes acções nele incluídas e definidas, de acordo com o orçamento e a especificidade de cada negócio.

Coordenação e Docência

Rui Ribeiro Atualmente é Diretor Geralda IPTelecom e Diretor Comercial e Desenvolvimento de Negócio da Infraestruturas de Portugal S.A., Tendo anteriormente sido Diretor de Sistemas de Informação na EP – Estradas de Portugal S.A. e Professional Services Manager da Sybase Inc. em Portugal. É ainda Diretor Executivo da LISS – Lusofona Information Systems School e Docente da ULHT. Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”.

Docentes

João Rodrigues Licenciado em Eng. Informática com pós-graduação em Gestão de SI para as organizações. É professor convidado para leccionar em várias faculdades nas cadeiras de IT Governance. Tem 19 anos de experiência na área das TI’s, trabalhou em empresas nacionais e multinacionais de referência em Portugal. Como formador de ITIL/ISO 20000, leccionou já para mais de 1000 pessoas, tanto nas versões 2 e 3 bem como em ISO 20000, sendo um formador reconhecido pelo IEFP com a certificação CAP. É ITIL Manager V2 e Expert V3, sendo um dos poucos em Portugal que possui estas certificações de topo no ITIL. É igualmente certificado em nos vários níveis intermédios do ITIL V2 e V3 É ainda ISO 20000 Consultant bem como auditor na norma ISO 20000 para a APCER. É um dos únicos formadores no país acreditados pela EXIN e APMG para dar formação em ITIL, ISO 20000 e MOF. Possui várias certificações Internacionais em Coaching e Programação Neuro Linguística. É ainda o mentor dos maiores grupos de discussão de ITIL e ISO 20000 em Portugal do Linkedin.

Paulo Guedes Executive Manager na Espírito Santo Informática, onde é responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Arquitectura Empresarial, Risco de IT e Processos e Qualidade de Sistemas de Informação. Foi professor associado do Departamento de Engenharia Informática do IST. Actualmente é professor associado na ULHT. Foi co-autor dos livros Fundamentos de Sistemas Operativos e Tecnologia de Sistemas Distribuídos. Tem uma licenciatura, mestrado e doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo IST.

Luis Azevedo Atualmente Diretor de Outsourcing Global e DPO na Compta, Auditor e formador de auditores na APCER, Vogal da Direção da itSMF Portugal responsável pela normalização das TIC e membro de várias comissões técnicas de normalização nacionais, europeias e internacionais. Foi Diretor de Sistemas de Gestão na Focus2Comply, Coordenador de Auditoria e Qualidade e Gestor de Segurança da Informação no Instituto de Informática da Seg.Social, e antes disso desempenhou diversas funções ligadas aos sistemas e às tecnologias de informação. Possui Mestrado em gestão de sistemas de informação, diploma de especialização em governação de TI, licenciatura em informática de gestão e diversas certificações profissionais relevantes como praticante, auditor e formador..

Fernando Queirós Associate Manager e o responsável pela Área de Internal Control, integrada no Centro de Competência IT Management na NOVABASE IMS. Detentor de várias certificações internacionais e engenheiro técnico de formação, em Electrónica e Telecomunicações, tem 17 anos de experiência profissional nas áreas de Gestão de Projectos de TI, Controlo Interno, Gestão do Risco, Governo de TI, Compliance, Auditoria em TI, Gestão Documental e Business Process Management.

Rui Santos Sócio Gerente da InPar – In Partnership Business Consulting. Licenciado em Eng.ª Electrotécnica e Computadores pelo IST; Pós-Graduado em Gestão pelo INSEAD; Pós-Graduado em Marketing pelo ISCTE; Director de Serviço de Apoio a Clientes na TMN; Director de Serviço de Apoio a Clientes e Sistemas de Informação na ONI; Director de Customer Service na ONIWay / V; Director de Contact Centers na PT Comunicações; Presidente de Direcção da AproCS – Associação de Profissionais de Customer Service e Docente universitário na Universidade Católica de Lisboa, ISCTE – IUL, Universidade Nova de Lisboa e LISS – Lusofona Information System School.

Pedro Caramez Consultor de Marketing Digital e desenvolve programas de apoio e capacitação no recrutamento de talento (social Recruiting); Vendas (social Selling), estratégias de comunicação através do Linkedin e Programas de Employee Advocacy. Autor dos livros “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online” e “Como Ter Sucesso no Linkedin”. Advisor em Startups nacionais e internacionais. Professor convidado em diversas Pós-Graduações sobre Marketing Digital & Redes Sociais.

 
Eduardo Oliveira Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Mestrado em Informática de Gestão, com área de especialização em Inteligência Artificial e Sistemas Periciais pela mesma Universidade. Foi director de serviços na Accenture, onde trabalhou entre 1995 e 2003, e director de consultoria na Vantyx Systems até 2009. Nesse mesmo ano foi um dos fundadores da Inforflow e em 2012 integrou os quadros da Bizdirect, empresa de sistemas de informação do grupo Sonae, como responsável pela área de Solutions, integrando competências focadas em tecnologias Microsoft, especialmente Dynamics CRM e SharePoint.

Anabela Chastre Licenciada em Comunicação e Jornalismo (IPES), tem uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (ISCTE) e um Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, pelo ISCSP. Conta com cerca de 15 anos de experiência na área da Formação Comportamental e de Desenvolvimento Pessoal com projectos desenvolvidos em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. É Coach Profissional Certificada pela INCTA/ ICF-International Coach Federation, e já trabalhou com executivos de grandes empresas nacionais e internacionais. Faz palestras sobre o tema da Atitude Certa em eventos corporativos, é oradora convidada em eventos de Liderança e Motivação e escreve artigos de opinião na edição da (RHonline). É autora do livroAtitude Certa, lançado em Setembro de 2015.

Rui Cardoso Manager na área de Supply Chain Management na Vodafone Portugal, tendo anteriormente desempenhado funções nas áreas de Planeamento Financeiro e Gestão Financeira na Vodafone Portugal e no Grupo Jerónimo Martins. Possui experiência em ações de formação a empresas, realizando também formação na Vodafone na área financeira. É orador convidado da IIR Telecoms & Technology desde 2009. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, com especialização em Finanças; MBA pela Universidade Nova de Lisboa, com Tese de Mestrado “A Distribuição Alimentar, em Portugal, e o processo de reestruturação do Grupo Jerónimo Martins”.

Carlos Jorge Carvalho Diretor da Banca de Empresas do Banco BPI desde 1994. Doutoramento em Gestão de Empresas (DBA) pelo ISCTE (2011), Mestrado em Marketing pelo ISEG (2009), Pós Graduação em Marketing Management pelo ISEG (2007) e Licenciatura em Economia pela FEUC (1988).

 

Atividade Fim de Semana “Improviso, o guião do Homem moderno” Coaching e Inteligência Emocional

Local da Atividade
Formador da Atividade João Cunha João Cunha, tem 42 anos e nasceu na Beira em Moçambique. Hoje é comediante, co-autor e protagonista do ‘mok documentary’ O Humorista, que passa na SIC Radical. Complementou a sua formação artística com um curso de Life Coaching, que alia às técnicas de Improviso e Clown, em dinâmicas que promovem o auto-conhecimento e aumentam os skills comunicacionais dos indivíduos. Promove esta actividade em empresas, onde desenvolve vários workshops sobre a comunicação e o aprender a lidar com o erro, designados por «Improviso – O Guião do Homem Moderno!» Ao longo da sua vida esteve envolvido em vários projectos, dos quais se destaca a fundação e presidência da PSOPortugal -Associação Portuguesa de Psoríase.