MBA Executive Edge

2 Ramos de Especialização Gestão Geral e Sistemas de Informação

6ª Edição: início – Novembro de 2017 – Inscrições abertas

Apresentação resumida do curso

O Executive Edge MBA é um curso avançado de Gestão Empresarial Aplicada e de Gestão de Sistemas de Informação e Empreendedorismo. Este curso dispõe de dois ramos, para além do seu corpo comum, o qual permite dispor das competências fundamentais e avançadas de Gestão Empresarial, Empreendedorismo, Sistemas de Informação e Transformação Digital, para necessárias à competitividade de mercado.
  • Ramo de Gestão Geral: permite garantir que os executivos e líderes empresariais alcancem elevados graus de competências técnicas financeiras e de negócio.
  • Ramo de Sistemas de informação: suporta todo o conhecimento avançado sobre o papel que os Sistemas de Informação têm no desenvolvimento da eficácia e eficiência das empresas.
Este MBA permitirá ainda o desenvolvimento de ideias inovadoras ao longo do curso, capazes de se tornarem empresas, através da sua apresentação na Incubadora de Empresas PLAY – Creative Ideas e a investidores de mercado. O MBA Executive Edge apresenta um curriculum inovador e integrado, pois é:
  • baseado nas melhores práticas mundiais de conhecimento empresarial;
  • integrado diretamente com os ambientes de investigação, desenvolvimento e inovação da universidade e de empresas parceiras;
  • suportado pelas diferentes variáveis de responsabilidade social e ética empresarial;
  • baseado em diversas interações de aprendizagem única de ambientes teóricos e práticos e de fortes desenvolvimentos de competências interpessoais;
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Informações

Objectivos

  • Potenciar o crescimento profissional de conhecimentos e competências em ambientes empresariais fortemente competitivos
  • Desenvolvimento de Projetos Empresariais, integrados na incubadora PLAY, capazes de ser inovadores para o mercado e de investimento por Venture Capitals e Business Angels
  • Capacidade de gerir e definir estratégias sustentadas de Sistemas de Informação, de Gestão Financeira, de Marketing Empresarial
  • Preparar líderes para aceder a posições de relevo no seio do mercado empresarial português e internacional

Destinatários

  • Profissionais e Líderes das áreas de Gestão Empresarial
  • Profissionais e consultores de Tecnologias de Informação que carecem de bases de gestão, de empreendedorismo e liderança.
  • Gestores de empresas e outros profissionais que pretendam iniciarem ou aprofundar os seus conhecimentos na área de Sistemas de Informação geral

Habilitações de Acesso

  • As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente.
  • Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados, mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do curso tendo de ser avaliado pelos coordenadores do curso.
  • Realização de Entrevista Pessoal.

Calendário

O curso decorrerá em 4 blocos de aulas com início em Novembro de 2017 e término em Maio de 2018. Total de horas: 300 As aulas decorrerão em horário pós-laboral e sábados de manhã:
  • 2ª, 3ª e 4ª – 18h30-20h30 e 21h00-23h00
  • Sábados – 9h00-11h00 e 11h30-13h30

Avaliação

Todas as cadeiras terão uma avaliação: teste e/ou trabalho (individual ou grupo)

Estrutura Curricular

Corpo Comum aos 2 Ramos
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Contabilidade Financeira 2 12 Rui Cardoso
Finanças 2 12 Rui Cardoso
Marketing 2 12 Sílvia Machado
Fundamentos de Sistemas de Informação 2 8 Eduardo Oliveira
Gestão Estratégica Empresarial e de SI 4 16 Rui Ribeiro
Empreendedorismo e Projeto Empresarial 4 20 José Rui Soares
Processos Estratégia de Customer Service e Alinhamento de Sistemas de Informação 4 16 Rui Santos
Gestão e Modelos de Negócio Empresarial 2 12 Carlos Carvalho
Open Innovation e Crowdsourcing: Modelos Abertos de Inovação 2 8 Pedro André Martins
Gestão de Equipas, Recursos Humanos e Coaching 2 12 Mário Ceitil
Técnicas de Apresentação 2 8 Anabela Chastre
Gestão de Projectos 2 12 Adelino C. Rodrigues
Liderança em Negócios Eletrónicos 2 12 Pedro Caramez
Gestão do Conhecimento 2 8 Paulo Guedes
Negociação 2 12 Filipe Paula Cardoso
Disciplinas de Ramo de Gestão Geral
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Complementos de Finanças 4 20 Paulo Alves
Gestão de Operações 4 20 Adelino C. Rodrigues
Economia Estratégica e Concorrência 4 20 Manuel Cabugueira
Macroeconomia para Gestores 4 20 José Paulo Oliveira
Direito Empresarial 4 20 Domingos Sousa
Métodos Quantitativos para a Gestão 4 20 Tiago Barreiro
Disciplinas de Ramo de Sistemas de Informação
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Arquiteturas de Sistemas de Informação 3 14 Rui Ribeiro
ITIL Foundations 4 16 João Rodrigues
Modelação de Processos BPMN 2 12 José Cascais Brás
IT Governance usando Metodologia Cobit 3 14 Fernando Queirós
Engenharia de Requisitos e Testes de Software 2 12 Filipe Nuno Carlos
Business Intelligence 3 14 Ricardo Ramos
Software Engineering 2 12 Paulo Faroleiro
Mobile Computing 2 12 Pedro Henriques
ISO 27001 – Conceitos Fundamentais de Segurança de Informação 3 14 Hugo Fernandes

Seminários previstos

  • Em cada mês serão realizados vários seminários empresariais com apresentações de casos reais de implementação de projectos no mercado português e internacional
  • Temas: Gestão, Logística, Operações, IT Governance, Arquitecturas de Sistemas de Informação, Inovação, Empreendedorismo, entre outros casos

Propinas

  • Candidatura: 25,00 €uros – Inscrição/Matricula: 200,00 €uros
  • Propina Curso Global: 4.950,00€ em 8 prestações mensais (inclui curso de fim de semana de Coaching e Inteligência Emocional, estadia e refeições)
  • 1ª Época de Inscrições até 9 de Setembro de 2017 com 15% de desconto no valor da propina.
  • 2ª Época de Inscrições até 14 de Outubro de 2017

Formulários Online de Inscrição clique na opção/link adequado à sua situação

Se não tem curso superior Se tem curso superior

Educational Partners

A Layer 8 é uma empresa focada em soluções de segurança de informação e gestão de conformidade para organizações de grande e média dimensão, em Portugal e no estrangeiro. Pretende analisar, proteger e validar a infra-estrutura organizacional, desde a rede à camada aplicacional para aferir a protecção da informação e compliance com standards e regulamentação da indústria. Os seus profissionais detêm uma experiência baseada em projectos multidisciplinares realizados em instituições financeiras, empresas de retalho, energia, telecomunicações e indústria, bem como na administração pública. As soluções defendidas incluem managed security services, gestão da conformidade e suporte 24×7.

A WinTrust é uma empresa de capital nacional, fundada em 2006, focada nas seguintes áreas de especialização:
  • Testes ao Software – Testes Funcionais, Performance e Usabilidade
  • Consultoria em Metodologias de Teste
  • Apoio ao cliente final através de Testes de Aceitação e de Serviços de Mediação.

A WhatEver SGPS foi fundada por um grupo de empreendedores individuais que acreditam na possibilidade de criação de valor através de um ecosistema capaz de potenciar inovação, novas tecnologias líder e soluções de negócio de ponta. Baseado nesta crença, esta venture de sucesso foi colocada em marcha e continua bastante ativa no mercado, mantendo sempre o seu focus centrado na área das Tecnologias de Informação.

Através da nossa “Paixão pela Excelência” oferecemos aos nossos clientes um conhecimento de topo em TI, permitindo assim que se foquem nas suas áreas de negócio. A Xpand IT proporciona os melhores recursos TI para responder as necessidades das suas empresas, com conhecimento, experiência nos processos de negócio, contribuindo para a criação de valor permitindo assim a maximização do investimento em tecnologias de informação.

Institutional Partners

A OUTMarketing é a empresa de Outsourcing de Marketing especializada no sector das Tecnologias de Informação. Disponibiliza um serviço completo, desde a elaboração do Plano de Marketing até à sua implementação através das diferentes acções nele incluídas e definidas, de acordo com o orçamento e a especificidade de cada negócio.

Coordenação e Docência

Rui Ribeiro Atualmente é Diretor Geralda IPTelecom e Diretor Comercial e Desenvolvimento de Negócio da Infraestruturas de Portugal S.A., Tendo anteriormente sido Diretor de Sistemas de Informação na EP – Estradas de Portugal S.A. e Professional Services Manager da Sybase Inc. em Portugal. É ainda Diretor Executivo da LISS – Lusofona Information Systems School e Docente da ULHT. Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”.

Docentes

João Rodrigues Licenciado em Eng. Informática com pós-graduação em Gestão de SI para as organizações. É professor convidado para leccionar em várias faculdades nas cadeiras de IT Governance. Tem 19 anos de experiência na área das TI’s, trabalhou em empresas nacionais e multinacionais de referência em Portugal. Como formador de ITIL/ISO 20000, leccionou já para mais de 1000 pessoas, tanto nas versões 2 e 3 bem como em ISO 20000, sendo um formador reconhecido pelo IEFP com a certificação CAP. É ITIL Manager V2 e Expert V3, sendo um dos poucos em Portugal que possui estas certificações de topo no ITIL. É igualmente certificado em nos vários níveis intermédios do ITIL V2 e V3 É ainda ISO 20000 Consultant bem como auditor na norma ISO 20000 para a APCER. É um dos únicos formadores no país acreditados pela EXIN e APMG para dar formação em ITIL, ISO 20000 e MOF. Possui várias certificações Internacionais em Coaching e Programação Neuro Linguística. É ainda o mentor dos maiores grupos de discussão de ITIL e ISO 20000 em Portugal do Linkedin.

Paulo Guedes Executive Manager na Espírito Santo Informática, onde é responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Arquitectura Empresarial, Risco de IT e Processos e Qualidade de Sistemas de Informação. Foi professor associado do Departamento de Engenharia Informática do IST. Actualmente é professor associado na ULHT. Foi co-autor dos livros Fundamentos de Sistemas Operativos e Tecnologia de Sistemas Distribuídos. Tem uma licenciatura, mestrado e doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo IST.

Paulo Alves Doutor em Finanças pelo ISCTE (2008), Mestre em Atuariado e Gestão de Riscos Financeiros pelo ISEG (1995) e Licenciado em Economia pela UNL (1992). Professor Associado Convidado da Escola de Economia e de Gestão da Universidade Lusófona e Professor Adjunto Convidado do ISCAL. A sua investigação em economia financeira está publicada em diversas revistas nacionais e internacionais, nomeadamente no Quarterly Review of Economics and Finance, noResearch in International Business and Finance, no Journal of Multinational Financial Management, no Applied Financial Economics, no Investment Management and Financial Innovations, no International Research Journal of Finance and Economics e no International Journal of Business and Finance Research.

Pedro André Martins Director Geral da Singularity, fundo capital semente criado em 2010. Durante 8 anos, liderou equipas em diversas áreas de negócio na Microsoft, vendo o seu trabalho múltiplas vezes premiado pela organização. Fundou a UMIC com Diogo Vasconcelos e foi Vice-Presidente do POSI. Esteve na génese de alguns projectos da UMIC como a Universidade Electrónica (e-U) e Escolas Navegadoras. Anteriormente desempenhou funções de Director da Adamastor Capital empresa de capital de risco do grupo josé de Mello onde esteve envolvido na Comissão Executiva da eHealth, holding do grupo para as novas tecnologias da Saúde. Além disso trabalhou na àrea da Banca de Investimento no BCP e na MelloValores, onde respectivamente esteve na génese da criação do Activo Bank e da primeira corretora online melloinvet.com. É licenciado em Economia pelo ISEG e pós-graduado em Mercados Financeiros pelo ISCTE.

Fernando Queirós Associate Manager e o responsável pela Área de Internal Control, integrada no Centro de Competência IT Management na NOVABASE IMS. Detentor de várias certificações internacionais e engenheiro técnico de formação, em Electrónica e Telecomunicações, tem 17 anos de experiência profissional nas áreas de Gestão de Projectos de TI, Controlo Interno, Gestão do Risco, Governo de TI, Compliance, Auditoria em TI, Gestão Documental e Business Process Management.

Rui Santos Sócio Gerente da InPar – In Partnership Business Consulting. Licenciado em Eng.ª Electrotécnica e Computadores pelo IST; Pós-Graduado em Gestão pelo INSEAD; Pós-Graduado em Marketing pelo ISCTE; Director de Serviço de Apoio a Clientes na TMN; Director de Serviço de Apoio a Clientes e Sistemas de Informação na ONI; Director de Customer Service na ONIWay / V; Director de Contact Centers na PT Comunicações; Presidente de Direcção da AproCS – Associação de Profissionais de Customer Service e Docente universitário na Universidade Católica de Lisboa, ISCTE – IUL, Universidade Nova de Lisboa e LISS – Lusofona Information System School.

Pedro Caramez Consultor de Marketing Digital e desenvolve programas de apoio e capacitação no recrutamento de talento (social Recruiting); Vendas (social Selling), estratégias de comunicação através do Linkedin e Programas de Employee Advocacy. Autor dos livros “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online” e “Como Ter Sucesso no Linkedin”. Advisor em Startups nacionais e internacionais. Professor convidado em diversas Pós-Graduações sobre Marketing Digital & Redes Sociais.

Hugo Fernandes Consulting Services Manager da LAYER8 e licenciado em Organização e Sistemas de Informação. Esteve envolvido em diferentes programas/projetos transversais de âmbito Europeu durante a sua carreira onde aplicou as melhores práticas associadas à Segurança da Informação, Continuidade de Negócios e Gestão de Projetos. A experiência acumulada nos programas/projetos foi diversificada e distribuída em diferentes sectores de atividade, tais como os sectores financeiro, de telecomunicações ou da consultoria. Possui várias certificações que comprovam o profissionalismo e experiência de onde se relevam Lead Auditor ISO 27001 (ISO/IEC), PMP® ou Lead Implementer ISO 27001 (ISO/IEC).

Eduardo Oliveira Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Mestrado em Informática de Gestão, com área de especialização em Inteligência Artificial e Sistemas Periciais pela mesma Universidade. Foi director de serviços na Accenture, onde trabalhou entre 1995 e 2003, e director de consultoria na Vantyx Systems até 2009. Nesse mesmo ano foi um dos fundadores da Inforflow e em 2012 integrou os quadros da Bizdirect, empresa de sistemas de informação do grupo Sonae, como responsável pela área de Solutions, integrando competências focadas em tecnologias Microsoft, especialmente Dynamics CRM e SharePoint.

Anabela Chastre Licenciada em Comunicação e Jornalismo (IPES), tem uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (ISCTE) e um Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, pelo ISCSP. Conta com cerca de 15 anos de experiência na área da Formação Comportamental e de Desenvolvimento Pessoal com projectos desenvolvidos em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. É Coach Profissional Certificada pela INCTA/ ICF-International Coach Federation, e já trabalhou com executivos de grandes empresas nacionais e internacionais. Faz palestras sobre o tema da Atitude Certa em eventos corporativos, é oradora convidada em eventos de Liderança e Motivação e escreve artigos de opinião na edição da (RHonline). É autora do livroAtitude Certa, lançado em Setembro de 2015.

Rui Cardoso Manager na área de Supply Chain Management na Vodafone Portugal, tendo anteriormente desempenhado funções nas áreas de Planeamento Financeiro e Gestão Financeira na Vodafone Portugal e no Grupo Jerónimo Martins. Possui experiência em ações de formação a empresas, realizando também formação na Vodafone na área financeira. É orador convidado da IIR Telecoms & Technology desde 2009. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, com especialização em Finanças; MBA pela Universidade Nova de Lisboa, com Tese de Mestrado “A Distribuição Alimentar, em Portugal, e o processo de reestruturação do Grupo Jerónimo Martins”.

Carlos Jorge Carvalho Diretor da Banca de Empresas do Banco BPI desde 1994. Doutoramento em Gestão de Empresas (DBA) pelo ISCTE (2011), Mestrado em Marketing pelo ISEG (2009), Pós Graduação em Marketing Management pelo ISEG (2007) e Licenciatura em Economia pela FEUC (1988).

Filipe Paula Cardoso Atualmente tem o cargo de Head of IT do Banco CTT, tendo antes desempenhado funções como Director de Sistemas de Informação do Banif Banco de Investimento com mais de quinze anos de experiência na área financeira. O seu percurso inclui uma passagem pela consultoria em Sistemas de Informação. Possuiu ainda experiência em acções de formação a empresas na área de Negociação. Licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova. MBA na Universidade Católica, com dupla especialização em Gestão Geral e Gestão de Informação. Fez também duas Pós Graduações na Harvard Business School, uma em Negociação e outra em Gestão e Liderança.

Silvia Machado Professora universitária e managing partner da Move Corp., empresa de consultadoria especializada na transformação e crescimento de empresas por via da inovação. É também oradora em seminários de alta direcção e formadora em programas de gestão avançada para executivos, em Portugal e no estrangeiro. No passado ocupou diversos cargos de direcção em empresas portuguesas, moçambicanas e multinacionais de origem europeia e americana, tendo trabalhado para empresas como: Banco Comercial Português, BIM – Banco Internacional de Moçambique, Banco Totta & Açores, Capgemini Ernst & Young, Coca-Cola, Deloitte, Delta Cafés, Euro RSCG, Grupo Entreposto, Grupo Pão Açúcar/Auchan, Grupo SOICO, Nova Publicidade/NovoDesign/Brandia, Nutrinveste, Papelaria Fernandes, Portugal Telecom, Red Bull, SIVA e Vichy. Na qualidade de líder de projectos de marketing.

Atividade Fim de Semana “Improviso, o guião do Homem moderno” Coaching e Inteligência Emocional

Local da Atividade
Formador da Atividade João Cunha João Cunha, tem 42 anos e nasceu na Beira em Moçambique. Hoje é comediante, co-autor e protagonista do ‘mok documentary’ O Humorista, que passa na SIC Radical. Complementou a sua formação artística com um curso de Life Coaching, que alia às técnicas de Improviso e Clown, em dinâmicas que promovem o auto-conhecimento e aumentam os skills comunicacionais dos indivíduos. Promove esta actividade em empresas, onde desenvolve vários workshops sobre a comunicação e o aprender a lidar com o erro, designados por «Improviso – O Guião do Homem Moderno!» Ao longo da sua vida esteve envolvido em vários projectos, dos quais se destaca a fundação e presidência da PSOPortugal -Associação Portuguesa de Psoríase.