Programa Avançado Gestão de Sistemas de Informação

Apresentação resumida do curso

O programa dirige-se a Profissionais e Consultores de TI que carecem de bases de Gestão de Sistemas de Informação, Profissionais das áreas de Gestão Empresarial que estejam diariamente envolvidos em projetos de Sistemas de Informação e que com esta formação vão dispor de suporte funcional e de base técnica para sustentar melhor os seus envolvimentos nesses projetos, e Gestores de empresas e outros licenciados que pretendam iniciar ou aprofundar os seus conhecimentos na área de SI
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Informações

Objectivos

Este Programa Avançado de Executivos tem por objectivos:
  • Adquirir uma base estruturada de Fundamentos, de Gestão de Conhecimento e de Estratégia de Sistemas de Informação.
  • Permitir aos formandos adquirir todo um reforço de Arquitecturas e de estabelecimento de fundamentos base de Planeamento e Gestão do Desenvolvimento de Projectos de Sistemas de Informação desde a sua definição de requisitos até a uma fase de testes, passando pela especificação necessária de orientações técnicas de vária índole, desde as bases de dados que suportam as aplicações, até a componentes de Suporte à Decisão do Negócio.
  • Proporcionar uma aprendizagem claramente ligada ao mundo real e empresarial, capaz de servir o mercado de maior base de conhecimento e capacidade de decisões e lideranças técnicas.

Destinatários

  • Profissionais e consultores de Tecnologias de Informação que carecem de bases de gestão de Sistemas de Informação. Tipicamente consultores que estão a alterar o seu posicionamento para liderança e gestão de projetos
  • Profissionais das áreas de Gestão Empresarial que estejam diariamente envolvidos em projetos de Sistemas de Informação. Com esta formação irão dispor de suporte funcional e de base técnica para sustentar melhor os seus envolvimentos nesses projetos
  • Gestores de empresas e outros licenciados que pretendam iniciarem ou aprofundar os seus conhecimentos na área de Sistemas de Informação geral

Habilitações de Acesso

As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente. Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados, mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do curso tendo de ser avaliado pelos coordenadores do curso. Realização de Entrevista Pessoal.

Calendário

O curso decorrerá em 4 blocos de aulas com início em janeiro de 2018 e término em abril de 2018. Total de horas: 96 As aulas decorrerão em horário pós-laboral e alguns sábados de manhã:
  • 2ª, 3ª e 4ª – 18h30-20h30 e 21h00-23h00
  • Sábados – 9h00-11h00 e 11h30-13h30
Este é um curso com uma avaliação final global de apresentação de um trabalho individual ou de grupo.

Estrutura Curricular

1º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Fundamentos de Sistemas de Informação 0,5 6 Eduardo Oliveira
Gestão do Conhecimento 0,5 6 Paulo Guedes
Gestão Estratégica Empresarial e de SI 0,5 6 Rui Ribeiro
CRM Processes and Operations 0,5 6 Rui Santos
2º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Arquitectura Estratégica de Sistemas de Informação 0,5 6 Rui Ribeiro
Engenharia de Requisitos e Testes de Software 0,5 6 Filipe Nuno Carlos
Estratégia de Customer Service 0,5 6 Rui Santos
Serviços em Sistemas de Informação: ITIL e ISO9000 – 1ª Parte de Informação 0,5 6 João Rodrigues
3º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Engenharia de Software 0,5 6 Paulo Faroleiro
Serviços em Sistemas de Informação: ITIL e ISO9000 – 2ª Parte 0,5 6 João Rodrigues
ISO 27001 – Conceitos Fundamentais de Segurança de Informação 0,5 6 Hugo Fernandes
Measuring Effectiveness of Customer Relationship Initiatives 0,5 6 Rui Santos
4º Bloco
Nome da Disciplina ECTS Horas Docente
Business Intelligence – Sistemas de Suporte à Decisão 0,5 6 Ricardo Ramos
Mobile Computing 0,5 6 Sérgio Viana
Técnicas de Apresentação 0,5 6 Anabela Chastre
Gestão de Projectos 0,5 6 Adelino Rodrigues

Propinas

  • Candidatura: 25,00 €uros – Inscrição/Matricula: 200,00 €uros
  • Propina Curso Global: 2.100,00€ em 4 prestações mensais
  • 1ª Época de Inscrições até 16 de outubro de 2017 com 15% de desconto no valor da propina.
  • 2ª Época de Inscrições até 31 de dezembro de 2017

Formulários Online de Inscrição clique na opção/link adequado à sua situação

Se não tem curso superior Se tem curso superior

Educational Partners

A Layer 8 é uma empresa focada em soluções de segurança de informação e gestão de conformidade para organizações de grande e média dimensão, em Portugal e no estrangeiro. Pretende analisar, proteger e validar a infra-estrutura organizacional, desde a rede à camada aplicacional para aferir a protecção da informação e compliance com standards e regulamentação da indústria. Os seus profissionais detêm uma experiência baseada em projectos multidisciplinares realizados em instituições financeiras, empresas de retalho, energia, telecomunicações e indústria, bem como na administração pública. As soluções defendidas incluem managed security services, gestão da conformidade e suporte 24×7.

A WinTrust é uma empresa de capital nacional, fundada em 2006, focada nas seguintes áreas de especialização:
  • Testes ao Software – Testes Funcionais, Performance e Usabilidade
  • Consultoria em Metodologias de Teste
  • Apoio ao cliente final através de Testes de Aceitação e de Serviços de Mediação.

Através da nossa “Paixão pela Excelência” oferecemos aos nossos clientes um conhecimento de topo em TI, permitindo assim que se foquem nas suas áreas de negócio. A Xpand IT proporciona os melhores recursos TI para responder as necessidades das suas empresas, com conhecimento, experiência nos processos de negócio, contribuindo para a criação de valor permitindo assim a maximização do investimento em tecnologias de informação.

Institutional Partners

A OUTMarketing é a empresa de Outsourcing de Marketing especializada no sector das Tecnologias de Informação. Disponibiliza um serviço completo, desde a elaboração do Plano de Marketing até à sua implementação através das diferentes acções nele incluídas e definidas, de acordo com o orçamento e a especificidade de cada negócio.

Coordenação e Docência

Rui Ribeiro Atualmente é Diretor Geralda IPTelecom e Diretor Comercial e Desenvolvimento de Negócio da Infraestruturas de Portugal S.A., Tendo anteriormente sido Diretor de Sistemas de Informação na EP – Estradas de Portugal S.A. e Professional Services Manager da Sybase Inc. em Portugal. É ainda Diretor Executivo da LISS – Lusofona Information Systems School e Docente da ULHT. Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”.

Docentes

João Rodrigues Licenciado em Eng. Informática com pós-graduação em Gestão de SI para as organizações. É professor convidado para leccionar em várias faculdades nas cadeiras de IT Governance. Tem 19 anos de experiência na área das TI’s, trabalhou em empresas nacionais e multinacionais de referência em Portugal. Como formador de ITIL/ISO 20000, leccionou já para mais de 1000 pessoas, tanto nas versões 2 e 3 bem como em ISO 20000, sendo um formador reconhecido pelo IEFP com a certificação CAP. É ITIL Manager V2 e Expert V3, sendo um dos poucos em Portugal que possui estas certificações de topo no ITIL. É igualmente certificado em nos vários níveis intermédios do ITIL V2 e V3 É ainda ISO 20000 Consultant bem como auditor na norma ISO 20000 para a APCER. É um dos únicos formadores no país acreditados pela EXIN e APMG para dar formação em ITIL, ISO 20000 e MOF. Possui várias certificações Internacionais em Coaching e Programação Neuro Linguística. É ainda o mentor dos maiores grupos de discussão de ITIL e ISO 20000 em Portugal do Linkedin.

Paulo Guedes Executive Manager na Espírito Santo Informática, onde é responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Arquitectura Empresarial, Risco de IT e Processos e Qualidade de Sistemas de Informação. Foi professor associado do Departamento de Engenharia Informática do IST. Actualmente é professor associado na ULHT. Foi co-autor dos livros Fundamentos de Sistemas Operativos e Tecnologia de Sistemas Distribuídos. Tem uma licenciatura, mestrado e doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo IST.

Anabela Chastre Licenciada em Comunicação e Jornalismo (IPES), tem uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (ISCTE) e um Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, pelo ISCSP. Conta com cerca de 15 anos de experiência na área da Formação Comportamental e de Desenvolvimento Pessoal com projectos desenvolvidos em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. É Coach Profissional Certificada pela INCTA/ ICF-International Coach Federation, e já trabalhou com executivos de grandes empresas nacionais e internacionais. Faz palestras sobre o tema da Atitude Certa em eventos corporativos, é oradora convidada em eventos de Liderança e Motivação e escreve artigos de opinião na edição da (RHonline). É autora do livroAtitude Certa, lançado em Setembro de 2015.

Hugo Fernandes Consulting Services Manager da LAYER8 e licenciado em Organização e Sistemas de Informação. Esteve envolvido em diferentes programas/projetos transversais de âmbito Europeu durante a sua carreira onde aplicou as melhores práticas associadas à Segurança da Informação, Continuidade de Negócios e Gestão de Projetos. A experiência acumulada nos programas/projetos foi diversificada e distribuída em diferentes sectores de atividade, tais como os sectores financeiro, de telecomunicações ou da consultoria. Possui várias certificações que comprovam o profissionalismo e experiência de onde se relevam Lead Auditor ISO 27001 (ISO/IEC), PMP® ou Lead Implementer ISO 27001 (ISO/IEC).

Rui Santos Sócio Gerente da InPar – In Partnership Business Consulting. Licenciado em Eng.ª Electrotécnica e Computadores pelo IST; Pós-Graduado em Gestão pelo INSEAD; Pós-Graduado em Marketing pelo ISCTE; Director de Serviço de Apoio a Clientes na TMN; Director de Serviço de Apoio a Clientes e Sistemas de Informação na ONI; Director de Customer Service na ONIWay / V; Director de Contact Centers na PT Comunicações; Presidente de Direcção da AproCS – Associação de Profissionais de Customer Service e Docente universitário na Universidade Católica de Lisboa, ISCTE – IUL, Universidade Nova de Lisboa e LISS – Lusofona Information System School.

Pedro Caramez Consultor de Marketing Digital e desenvolve programas de apoio e capacitação no recrutamento de talento (social Recruiting); Vendas (social Selling), estratégias de comunicação através do Linkedin e Programas de Employee Advocacy. Autor dos livros “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online” e “Como Ter Sucesso no Linkedin”. Advisor em Startups nacionais e internacionais. Professor convidado em diversas Pós-Graduações sobre Marketing Digital & Redes Sociais.

Fernando Queirós Associate Manager e o responsável pela Área de Internal Control, integrada no Centro de Competência IT Management na NOVABASE IMS. Detentor de várias certificações internacionais e engenheiro técnico de formação, em Electrónica e Telecomunicações, tem 17 anos de experiência profissional nas áreas de Gestão de Projectos de TI, Controlo Interno, Gestão do Risco, Governo de TI, Compliance, Auditoria em TI, Gestão Documental e Business Process Management.

Eduardo Oliveira Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Mestrado em Informática de Gestão, com área de especialização em Inteligência Artificial e Sistemas Periciais pela mesma Universidade. Foi director de serviços na Accenture, onde trabalhou entre 1995 e 2003, e director de consultoria na Vantyx Systems até 2009. Nesse mesmo ano foi um dos fundadores da Inforflow e em 2012 integrou os quadros da Bizdirect, empresa de sistemas de informação do grupo Sonae, como responsável pela área de Solutions, integrando competências focadas em tecnologias Microsoft, especialmente Dynamics CRM e SharePoint.